Além da literatura surda : a sinalização menor como potência criativa no uso da língua brasileira de sinais
Guilherme Nichols
TESE
Português
T/UNICAMP N515a
[Beyond deaf literature]
Campinas, SP : [s.n.], 2025.
1 recurso online (182 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Vanessa Regina de Oliveira Martins
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo teve como objetivo, fundamentado nos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, realizar uma análise cartográfica das ações da "língua menor" na Literatura Surda enquanto ato de criação. Defendeu-se a noção de "minoração" da linguagem como uma...
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Resumo: O presente estudo teve como objetivo, fundamentado nos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, realizar uma análise cartográfica das ações da "língua menor" na Literatura Surda enquanto ato de criação. Defendeu-se a noção de "minoração" da linguagem como uma potência criativa essencial para a construção de uma literatura menor. A pesquisa, situada no contexto da educação de surdos, buscou compreender como as produções da Literatura Surda, com foco na Sinalização Menor, potencializam processos criativos por meio de novos afectos que multiplicam os sentidos dos sujeitos e suas conexões. Os procedimentos metodológicos incluíram a análise de três registros videogravação de Literatura Surda, os quais abordaram poéticas em língua de sinais. O estudo também apresentou os participantes e incluiu entrevistas para coleta de dados sobre os afectos relacionados a essas obras literárias, articulando três dimensões de uma cartografia rizomática dos dados. Os registros videogravação apresentam mobilizações de sentidos a partir de uma "língua menor", trazendo variações lexicais padronizados ao promover criações linguísticas e múltiplos sentidos nas línguas de sinais. Os resultados desta tese indicaram que a Literatura Surda quando atravessada pela sinalização menor expressa uma forma potente de linguagem pela multiplicidade, rompendo com certas normas linguísticas tradicionais. A Literatura Surda não foi investigada diretamente no contexto escolar, mas os resultados sugerem que, ao permitir a desterritorialização, professores bilíngues e de Libras podem potencializar o uso de produções surdas, ampliando processos criativos em práticas educativas. A tese defende que a "minoração" da linguagem na Literatura Surda, por meio da Sinalização Menor, é uma potência criativa que rompe normas linguísticas e multiplica sentidos. Espera-se que este trabalho possa servir como base para futuras discussões e, sobretudo, para o fortalecimento do campo das Literaturas Surdas nos mais variados espaços institucionais
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Abstract: This study aimed to conduct a cartographic analysis of the actions of the "minor language" in Deaf Literature as an act of creation, grounded in the concepts of the Philosophy of Difference by Gilles Deleuze and Félix Guattari. It advocated for the notion of the "minoration" of language as...
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Abstract: This study aimed to conduct a cartographic analysis of the actions of the "minor language" in Deaf Literature as an act of creation, grounded in the concepts of the Philosophy of Difference by Gilles Deleuze and Félix Guattari. It advocated for the notion of the "minoration" of language as a creative force essential to the construction of a minor literature. Situated within the context of deaf education, the research sought to understand how Deaf Literature productions—focusing on Minor Signing—enhance creative processes by generating new affects that multiply meanings and subject connections. The methodological procedures included the analysis of three video-recorded pieces of Deaf Literature, each exploring poetics in sign language. The study also presented the participants and incorporated interviews to gather data on the affects evoked by these literary works, articulating three dimensions of a rhizomatic cartography of the data. The video recordings revealed mobilizations of meaning through a "minor language," introducing standardized lexical variations while promoting linguistic creativity and multiple meanings within sign languages. The findings of this dissertation indicate that Deaf Literature, when traversed by Minor Signing, expresses a powerful form of language through multiplicity, breaking with certain traditional linguistic norms. Although Deaf Literature was not investigated directly within school settings, the results suggest that, by allowing deterritorialization, bilingual and Libras teachers can strengthen the use of Deaf productions, expanding creative processes within educational practices. This thesis argues that the "minoration" of language in Deaf Literature—through Minor Signing—constitutes a creative force that disrupts linguistic norms and multiplies meaning. It is hoped that this work will serve as a foundation for future discussions and, above all, for the strengthening of the field of Deaf Literatures across various institutional contexts
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Aberto
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
Orientador
Martins, Vanessa Regina de Oliveira, 1982-
Coorientador
Karnopp, Lodenir Becker
Avaliador
Hollosi, Marcio
Avaliador
Carvalho, Alexandre Filordi de
Avaliador
Além da literatura surda : a sinalização menor como potência criativa no uso da língua brasileira de sinais
Guilherme Nichols
Além da literatura surda : a sinalização menor como potência criativa no uso da língua brasileira de sinais
Guilherme Nichols