O discurso "liberal" no facebook : MBL e livres
Erick Lucas Migoto Teodoro, Bianca Martins Peter
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no evento 6º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC), 2019
Resumo: O presente trabalho discorre sobre os resultados de uma Iniciação Científica realizada em 2018, em que objetivou-se identificar as estratégias discursivas de dois grupos políticos de influência a partir de análise de suas páginas na rede social Facebook. Foi realizada uma análise comparativa...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho discorre sobre os resultados de uma Iniciação Científica realizada em 2018, em que objetivou-se identificar as estratégias discursivas de dois grupos políticos de influência a partir de análise de suas páginas na rede social Facebook. Foi realizada uma análise comparativa entre os discursos das páginas do Movimento Brasil Livre e Livres, que se reconhecem como grupos liberais, baseando-se no modelo comunicacional de Charaudeau (2009) e no sistema de hipergenericidade de Rezende (2007) para estudo do discurso digital. A partir da análise dos corpora, foi possível evidenciar as diferentes estratégias utilizadas para legitimarem seus discursos e seus diálogos com a ideologia liberal. Ainda, foi oportunizada a hipótese de um Discurso-Produto e a consequente análise de como os grupos em questão respondem a essa tendência corrente no meio digital
Ver menos
Abstract: This paper discusses the results of a Scientific Initiation research developed in 2018 which aimed to identify the discursive strategies of two political groups of influence through analysis of their pages on the social network Facebook. A comparative analysis was performed between the...
Ver mais
Abstract: This paper discusses the results of a Scientific Initiation research developed in 2018 which aimed to identify the discursive strategies of two political groups of influence through analysis of their pages on the social network Facebook. A comparative analysis was performed between the speeches on the pages of Livres and Movimento Brasil Livre, groups of influence that recognize themselves as liberals, based on Charaudeau's (2009) communicational model and Rezende's (2007) hypergenericity system for the study of digital discourse. From the corpora analysis, it was possible to highlight the different strategies used to legitimize their discourses and dialogues with liberal ideology. Furthermore, the hypothesis of a Product-Discourse was evolved, as well as the consequent analysis of how the groups in question responded to this current trend in the digital environment
Ver menos
Aberto
O discurso "liberal" no facebook : MBL e livres
Erick Lucas Migoto Teodoro, Bianca Martins Peter
O discurso "liberal" no facebook : MBL e livres
Erick Lucas Migoto Teodoro, Bianca Martins Peter
Fontes
Anais do 6° Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura - Fonte avulsa) Campinas, SP: UNICAMP/LABJOR, 2020. v. 6, p. 226-236 |