Nelson Rodrigues e o advento da tragédia à brasileira : forma dramática e formação nacional
Mariana Toledo Borges
TESE
Português
T/UNICAMP B644n
[Nelson Rodrigues and the making of Brazilian-syle tragedy]
Campinas, SP : [s.n.], 2025.
1 recurso online (222 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Fabio Akcelrud Durão
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho propõe o conceito de tragédia à brasileira para se interpretar o conjunto da obra dramática do dramaturgo carioca Nelson Rodrigues, principal autor do modernismo teatral brasileiro, procurando deduzir deste próprio conjunto os traços formais que compõem aquilo que considero ser...
Ver mais
Resumo: Este trabalho propõe o conceito de tragédia à brasileira para se interpretar o conjunto da obra dramática do dramaturgo carioca Nelson Rodrigues, principal autor do modernismo teatral brasileiro, procurando deduzir deste próprio conjunto os traços formais que compõem aquilo que considero ser a forma trágica gestada em solo nacional. A metodologia utilizada consistiu basicamente na leitura cerrada de suas peças e em extensa investigação bibliográfica, dividida em quatro níveis: a) teorias do drama, com enfoque nas teorias do trágico e da tragédia; b) dramas da literatura universal e brasileira, com o objetivo de estabelecer parâmetros comparativos e distintivos; c) fortuna crítica sobre o autor; e d) discursos sobre a modernidade, tanto dos países centrais quanto aqueles produzidos no Brasil. Com isso, pretendi mapear a principal tensão que habita o drama rodriguiano: o surgimento da tragédia na periferia do capitalismo se dá em pleno modernismo, indicando uma tendência oposta àquela registrada pela crítica dos países centrais. A hipótese perseguida é a de que a tragédia à brasileira veicula uma tese específica sobre a formação nacional, essencialmente conservadora, a qual, se reconhece a falência do arcabouço moral da família tradicional brasileira – seu material de criação privilegiado –, ao mesmo tempo encara a progressiva modernização do país com ceticismo e incredulidade, condenando a nação a um impasse trágico, sem qualquer perspectiva de resolução futura. Esse impasse trágico é expresso por meio da fórmula do paradoxo, uma constante da poesia trágica rodriguiana que sintetiza as principais contradições morais e estéticas da sociedade brasileira. O trabalho se divide em cinco capítulos e um comentário avulso: 1) no primeiro capítulo, interpreto a fórmula do paradoxo à luz da imaginação conservadora; 2) no segundo capítulo, investigo a representação do negro e da mulher na tragédia à brasileira; 3) no terceiro capítulo, comparo o modernismo rodriguiano com outras dramaturgias modernas, e realizo um debate com a tese sobre a formação nacional proposta por Gilberto Freyre em Casa-grande & senzala; 4) o quarto capítulo versa sobre as rubricas na tragédia à brasileira; 5) o quinto capítulo postula a psicanálise como um dos mais influentes discursos da modernidade, e se dedica a investigar sua entrada no modernismo brasileiro, em geral, e na tragédia rodriguiana, em particular; 6) por fim, o comentário avulso apresenta um contraponto ao argumento de que a forma trágica é intrinsecamente conservadora e empenha breve passagem através de uma vertente específica das teorias sobre o trágico, bem como realiza um exercício interpretativo de algumas tragédias de cunho progressista
Ver menos
Abstract: This work proposes the concept of tragédia à brasileira ("Brazilian-style tragedy") in order to interpret the dramatic oeuvre of Nelson Rodrigues, the main Brazilian modernist playwright, seeking to deduce from the very set of his plays the formal features that compose what I consider to...
Ver mais
Abstract: This work proposes the concept of tragédia à brasileira ("Brazilian-style tragedy") in order to interpret the dramatic oeuvre of Nelson Rodrigues, the main Brazilian modernist playwright, seeking to deduce from the very set of his plays the formal features that compose what I consider to be the tragic form conceived on national soil. The methodology basically consisted in the exercise of close reading and an extensive bibliographic investigation, branched into four levels: a) theories of drama, focusing on theories of the tragic and of tragedy; b) dramas from Brazilian and world literature, so as to set comparative and distinctive parameters; c) critical essays on the author; and d) discourses on modernity produced both in the central countries and in Brazil. Thus, I intended to outline the core tension set up within the Rodriguian drama: the rise of tragedy in a country on the periphery of capitalism occurred during its Modernism, which indicates an opposite trend when compared to the one reported by literary criticism of the central countries. The hypothesis pursued is that Brazilian-style tragedy conveys a specific thesis about the national formation, essentially conservative, which recognizes the failure of the moral framework of the traditional Brazilian family – its privileged material of creation – at the same time that it grasps with skepticism and disbelief the country’s progressive modernization. Such point of view condemns the nation to a tragic impasse, without any perspective of future resolution. This tragic impasse expresses itself through the formula of the paradox, a persistent signature of Rodriguian tragic poetry, which summarizes the main moral and aesthetic contradictions of Brazilian society. The work is divided into five chapters and a separate annotation: 1) in the first chapter, I interpret the formula of the paradox in the light of the conservative imagination; 2) in the second one, I investigate the representations of women and of black people within Brazilian-style tragedy; 3) in the third, I compare Rodriguian modernism to other modern dramaturgies, and put forth a debate with Gilberto Freyre’s thesis on the national formation suggested in his essay Casa-grande & senzala; 4) the fourth deals with stage directions within Brazilian-style tragedy; 5) in the fifth, I posit psychoanalysis as one of the most influent discourses on modernity, and seek to investigate its introduction into Brazilian Modernism in general and into Rodriguian tragedy in particular; 6) lastly, in the separate annotation I present a counterpoint to the statement that the tragic form is intrinsically conservative and carry out a brief discussion on a specific tendency among theories of the tragic, as well as execute an interpretive exercise on some "progressive tragedies"
Ver menos
Aberto
Durão, Fábio Akcelrud, 1969-
Orientador
Cechinel, André, 1983-
Avaliador
Flory, Alexandre Villibor
Avaliador
Lasch, Markus Volker
Avaliador
Melo, Alfredo Cesar Barbosa de, 1979-
Avaliador
Nelson Rodrigues e o advento da tragédia à brasileira : forma dramática e formação nacional
Mariana Toledo Borges
Nelson Rodrigues e o advento da tragédia à brasileira : forma dramática e formação nacional
Mariana Toledo Borges