Processos de autorregulação da aprendizagem na prática e na performance de músicos avançados
Camilla dos Santos Silva
TESE
Multilíngua
T/UNICAMP Si38p
[Self-regulated learning processes in the practice and performance of advanced musicians]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (170 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Carlos Fernando Fiorini, Helena Paula Marinho Silva de Carvalho, Fabio Scarduelli
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Em cotutela com: Universidade de Aveiro
Resumo: Esta tese de doutorado foi elaborada de acordo com o formato alternativo ao tradicional, em conformidade com a instrução normativa CCPG nº 002/2021 da Pró-reitoria de Pós-graduação da UNICAMP, com autorização da Coordenadoria de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Dessa forma, a...
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Resumo: Esta tese de doutorado foi elaborada de acordo com o formato alternativo ao tradicional, em conformidade com a instrução normativa CCPG nº 002/2021 da Pró-reitoria de Pós-graduação da UNICAMP, com autorização da Coordenadoria de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Dessa forma, a seção de Resultados desta tese é formada pela versão submetida dos quatro artigos elaborados durante o doutorado. O Objetivo desta tese foi investigar os processos metacognitivos que músicos avançados empregam em sua prática instrumental diária, durante a preparação para uma performance musical. Estes processos foram discutidos à luz da Teoria Social Cognitiva, no construto da Autorregulação da Aprendizagem. Autorregulação refere-se aos "pensamentos, sentimentos e ações autogerados que são planejados e ciclicamente adaptados para a realização de metas pessoais" (Zimmerman, 2000, p. 14, tradução nossa). A hipótese central desta tese é a de que os músicos avançados adotam comportamentos autorregulatórios em sua prática diária mesmo sem dispor de informações teóricas sobre o construto. Essa hipótese parte da análise dos resultados obtidos até então pela literatura e, após identificar lacunas como a necessidade de se investigar estes resultados com amostras de contextos culturais lusófonos, os processos de autorregulação foram investigados em estudantes avançados e músicos profissionais por meio de quatro estudos. O primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura em prática musical e autorregulação da aprendizagem de músicos avançados. O segundo estudo tem desenho observacional e investigou os hábitos de prática musical de graduandos em música, com dados coletados por meio de grupo focal. O terceiro estudo investigou as mudanças nos processos autorregulatórios durante a participação em um desafio de música online. O quarto estudo, descritivo-correlacional, explorou os processos autorregulatórios de músicos avançados brasileiros e portugueses, replicando o questionário elaborado por Araújo (2016), e testando a robustez da escala em investigar a autorregulação na amostra. Os resultados sugerem que nossa hipótese pode ser parcialmente confirmada pois, apesar de a população estudada empregar ações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos de prática musical e performance, há divergência entre as concepções de estratégias de aprendizagem e a consciência da necessidade de monitoramento e adaptação dessas estratégias
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Abstract: This thesis aimed to investigate the metacognitive processes that advanced musicians employ in their daily instrumental practice while preparing for musical performance. These processes were discussed in light of the Social Cognitive Theory within the construct of Self-Regulated Learning....
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Abstract: This thesis aimed to investigate the metacognitive processes that advanced musicians employ in their daily instrumental practice while preparing for musical performance. These processes were discussed in light of the Social Cognitive Theory within the construct of Self-Regulated Learning. Self-regulation refers to "self-generated thoughts, feelings, and actions that are planned and cyclically adapted to attaining personal goals" (Zimmerman, 2000, p. 14). The central hypothesis of this thesis is that advanced musicians adopt self-regulatory behaviors in their daily practice even without having theoretical information about the construct. This hypothesis relies on the analysis of results obtained so far from the literature. After identifying gaps, such as the need to investigate these results with samples from Lusophone cultural contexts, four studies investigated self-regulation processes in advanced students and professional musicians. The first study is a systematic review of the literature on musical practice and self-regulation of advanced musicians. The second study has an observational design and investigated the musical practice habits of music undergraduates, with data collected through a focus group. The third study investigated changes in self-regulatory processes during participation in an online music challenge. The fourth descriptive-correlational study explored the self-regulatory processes of advanced Brazilian and Portuguese musicians, replicating the questionnaire developed by Araújo (2016) and testing the scale's robustness in investigating self-regulation in the sample. The results suggest that our hypothesis can be partially confirmed because, although the studied population employs actions to achieve their musical practice and performance objectives, there is a divergence between the conceptions of learning strategies and the awareness of the need to monitor and adapt them
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Aberto
Fiorini, Carlos Fernando, 1970-
Orientador
Carvalho, Helena Paula Marinho Silva de
Orientador
Scarduelli, Fabio, 1977-
Coorientador
Araújo, Rosane Cardoso de
Avaliador
Foletto, Clarissa Gomes
Avaliador
Fonseca, Diana Santiago da
Avaliador
Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-
Avaliador
Boruchovitch, Evely, 1961-
Avaliador
Processos de autorregulação da aprendizagem na prática e na performance de músicos avançados
Camilla dos Santos Silva
Processos de autorregulação da aprendizagem na prática e na performance de músicos avançados
Camilla dos Santos Silva