Evasão escolar no ensino médio : um estudo comparativo de políticas entre Argentina e Brasil
Veronica Diana Cardozo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C179e
[High school dropout]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (166 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Luis Enrique Aguilar
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo tem como foco a descrição e a análise da a evasão escolar no nível do Ensino Médio da Educação Básica. Realizou-se um estudo comparativo entre dois programas orientados a diminuir a evasão escolar, que se consolida como um fenômeno multicausal e social. Fenômeno que...
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Resumo: O presente estudo tem como foco a descrição e a análise da a evasão escolar no nível do Ensino Médio da Educação Básica. Realizou-se um estudo comparativo entre dois programas orientados a diminuir a evasão escolar, que se consolida como um fenômeno multicausal e social. Fenômeno que permanece vigente na educação e atinge a todos os níveis da educação. Esta pesquisa descreve e analisa dois programas que visam diminuir o índice de evasão escolar no Ensino Público: o Programa "Combate ao Abandono Escolar", para o Estado de Paraná (Brasil), e o Programa "Asistiré", do Governo Estadual de Buenos Aires (Argentina). Procurou-se contribuir a compreender dito fenômeno através de um estudo comparativo entre dois programas, planejados por Estados diferentes, orientados a diminuir a evasão escolar nas escolas públicas. Para o desenvolvimento da pesquisa realizou-se um estudo baseado na análise da ampliação da educação básica da Argentina e do Brasil, a partir da análise da legislação, assim como as políticas públicas educacionais que foram implementadas ao longo das últimas décadas. Políticas que buscam garantir o acesso à educação básica e buscam que esse direito seja garantido. Complementou-se essa análise, com o estudo das políticas públicas de transferência de renda (AUH, Argentina; PBF, Brasil) que também tiveram influência positiva na diminuição da evasão escolar. Buscou-se entender e diferenciar os conceitos de evasão e abandono escolar através da leitura e análise da literatura relacionada com o assunto. Estudos que provêm de diferentes campos de estudos como a antropologia, a psicologia, a sociologia, a economia e a educação, contribuíram para aprofundar na interpretação deste fenômeno multicausal. Apresentou-se também quais os motivos frequentes que influenciam na infrequência dos alunos nas instituições educativas. Entre eles destacam-se motivos relacionados a se iniciar cedo no mercado de trabalho, os efeitos da migração, gravidez na adolescência, vínculo entre alunos e professores, Bullying, defasagem idade série e a implementação de políticas públicas inadequadas. Apresentou-se também uma panorama geral da evasão escolar no Ensino Médio na América Latina, e especificamente na Argentina e no Brasil. Finalmente realizou-se a análise da evasão escolar no nível do ensino médio a partir do estudo de dois programas implementados no Brasil e na Argentina. Utilizaram-se relatórios oficiais dos governos de cada estado, assim como os censos escolares da última década. Os indicadores presentes em cada programa, assim como os pertencentes ao sistema educativo de cada país, contribuíram no aprofundamento da reflexão sobre o fenômeno
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Abstract: This study focuses on the description and analysis of school dropout at the high school level of Basic Education. A comparative study was conducted between two programs aimed at reducing school dropout, a multi-causal social phenomenon. This phenomenon remains prevalent in education and...
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Abstract: This study focuses on the description and analysis of school dropout at the high school level of Basic Education. A comparative study was conducted between two programs aimed at reducing school dropout, a multi-causal social phenomenon. This phenomenon remains prevalent in education and affects all levels of schooling. This research describes and analyzes two programs aimed at reducing school dropout rates in public education: the Combate al Abandono Escolar program for the state of Paraná (Brazil) and the Asistiré program from the Buenos Aires Provincial Government (Argentina). The aim was to contribute to the understanding of this phenomenon through a comparative study of two programs designed by different states to reduce school dropout in public schools. The research was developed through an analysis of the expansion of basic education in Argentina and Brazil, based on the examination of legislation and educational public policies implemented over the past decades. These policies aim to ensure access to basic education and guarantee this right. This analysis was complemented by the study of public income transfer policies (AUH, Argentina; PBF, Brazil), which also had a positive influence on reducing school dropout. The study also aimed to explore and between the concepts of dropout and school abandonment by reviewing and analyzing existent literature on the topic. Studiesfrom various fields such as anthropology, psychology, sociology, economics, and education contributed to a deeper understanding of this multi-causal phenomenon. It also highlighted the common reasons influencing student absenteeism in educational institutions. Among these reasons are early entry into the job market, migration effects, teenage pregnancy, student-teacher relationships, bullying, age-grade distortion, and the implementation of inadequate public policies. A general overview of school dropout in high school in Latin America, particularly in Argentina and Brazil, was also presented. Finally, the analysis of high school dropout was carried out through the study of two programs implemented in Brazil and Argentina. Official government reports from each state, as well as school censuses from the last decade, were used. The indicators present in each program,as well as those related to each country's education system, offered some insights and prompted further reflection on the phenomenon
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Evasão escolar no ensino médio : um estudo comparativo de políticas entre Argentina e Brasil
Veronica Diana Cardozo
Evasão escolar no ensino médio : um estudo comparativo de políticas entre Argentina e Brasil
Veronica Diana Cardozo