A construção do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita a partir da narrativa dos alunos em uma sala de 1º ano do ensino fundamental : em busca de novos caminhos para a alfabetização
Regina Maria Nascimento de Souza
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So89c
[The construction of teaching and learning reading and writing based on the students' narratives in a 1st grade classroom]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (152 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rosemary Passos
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho apresenta o dia a dia da professora-narradora-pesquisadora e dos seus alunos e alunas na elaboração e construção de uma forma de ensinar e aprender a leitura e a escrita com sentido em fase inicial de escolarização As atividades pedagógicas que se desenvolveram em sala de aula,...
Ver mais
Resumo: Este trabalho apresenta o dia a dia da professora-narradora-pesquisadora e dos seus alunos e alunas na elaboração e construção de uma forma de ensinar e aprender a leitura e a escrita com sentido em fase inicial de escolarização As atividades pedagógicas que se desenvolveram em sala de aula, de leitura e escrita, foram assumidas como eixo norteador da pesquisa. O foco principal das práticas pedagógicas recaiu na autonomia e protagonismo do aluno, bem como ao novo olhar da professora sobre sua prática pedagógica. A partir da experiência com as produções narrativas, passei a compreender-me uma professora que se encontra como pesquisadora e em constituição docente na busca de outros sentidos da prática pedagógica. Trilhar esse caminho em coparticipação com os alunos em sala de aula foi fundamental para essa compreensão. Ao contar suas vivências nas aulas, é possível acompanhar as crianças construindo enunciados que se materializam através de narrativas orais e escritas. A partir do processo de elaboração de escrita dos alunos no contexto da mediação simbólica e da alfabetização como um processo discursivo, as conversas que acontecem entre a professora e as crianças, vão construindo possibilidades, aventuras e descobertas, tanto na constituição do ser professora em seu fazer pedagógico quanto na constituição das crianças em seus processos de alfabetização. Assim o trabalho se ancora na perspectiva de que as crianças constroem conhecimentos através de trocas que estabelecem em seu meio social. Participaram deste estudo 32 crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Campinas. Ao final do processo, aproximadamente 80% das crianças se alfabetizaram a partir dessa proposta metodológica
Ver menos
Abstract: This work presents the daily life of the teacher-narrator-researcher and her students in the development and construction of a way to teach and learn reading and writing meaningfully in the early stages of schooling. The pedagogical activities that took place in the classroom, focused on...
Ver mais
Abstract: This work presents the daily life of the teacher-narrator-researcher and her students in the development and construction of a way to teach and learn reading and writing meaningfully in the early stages of schooling. The pedagogical activities that took place in the classroom, focused on reading and writing, were taken as the guiding axis of the research. The main focus of the pedagogical practices was on the autonomy and protagonism of the student, as well as the new perspective of the teacher on her pedagogical practice. From the experience with narrative productions, I came to understand myself as a teacher who finds herself as a researcher and in the process of becoming a teacher in search of other meanings of pedagogical practice. Walking this path in co-participation with the students in the classroom was fundamental for this understanding. By sharing their experiences in class, it is possible to observe the children constructing statements that materialize through oral and written narratives. From the process of elaboration of students' writing in the context of symbolic mediation and literacy as a discursive process, the conversations that take place between the teacher and the children possibilities, adventures and discoveries, both in the constitution of being a teacher in her pedagogical practice and in the constitution of children in their literacy processes. Thus, the work is anchored in the perspective that children build knowledge through exchanges that they establish in their social environment. The study included 32 children from the 1st year of elementary school in a state public school in the city of Campinas. At the end of the process, approximately 80% of the children learned to read and write based on this methodological proposal
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
A construção do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita a partir da narrativa dos alunos em uma sala de 1º ano do ensino fundamental : em busca de novos caminhos para a alfabetização
Regina Maria Nascimento de Souza
A construção do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita a partir da narrativa dos alunos em uma sala de 1º ano do ensino fundamental : em busca de novos caminhos para a alfabetização
Regina Maria Nascimento de Souza