Coisas inventadas : montagem e edição em um cineclube escolar
Sandra Regina de Freitas Amaral, Mauro Antonio Guari, Wenceslao Machado de Oliveira Jr
ARTIGO
Português
[Invented things]
Resumo: Este artigo demonstra parte da experiência de professoras e professores da educação infantil com montagem e edição de pequenos filmes realizados em escolas da periferia de Campinas – SP. Essas experiências expressam um traçado que emergiu na pesquisa cartográfica, desenvolvida no Projeto...
Ver mais
Resumo: Este artigo demonstra parte da experiência de professoras e professores da educação infantil com montagem e edição de pequenos filmes realizados em escolas da periferia de Campinas – SP. Essas experiências expressam um traçado que emergiu na pesquisa cartográfica, desenvolvida no Projeto Lugar-escola e cinema, e levaram a ensaiar a perspectiva da montagem como mestre ignorante de uma pedagogia do cinema. Inicialmente, distingue-se os conceitos de montagem e edição, devido às singularidades do contexto escolar e do modo como o cinema é ali produzido. Em seguida, relata-se e reflete-se acerca de alguns processos de criação individual e coletiva de filmes em que montagem e edição operam distintamente nas negociações entre docentes-cineastas e no aprendizado com e do cinema. Sendo esses processos tão múltiplos quanto intuitivos, o artigo relata como a intuição aliada ao conhecimento técnico levou a certo tipo de montagem, na qual a proliferação de sentidos e a confiança no espectador atuam de maneira decisiva em nossa experiência de fazer-ver-conversar em um cineclube escolar
Ver menos
Abstract: The present article is based on the experience of child education teachers in montage of short films carried out in schools in the outskirts of Campinas-SP. These experiences express a path that emerged in the cartographic research developed in the project Lugarescola e cinema...
Ver mais
Abstract: The present article is based on the experience of child education teachers in montage of short films carried out in schools in the outskirts of Campinas-SP. These experiences express a path that emerged in the cartographic research developed in the project Lugarescola e cinema (Place-school and cinema), and led us to rehearse the perspective of montage as ignorant schoolmaster of a pedagogy of cinema. The article begins by indicating the need to distinguish the concepts of editing and montage, due to the singularities of the school context and the way cinema is produced there. Then, it reports and reflects on processes of individual and collective film creation, where montage and editing act distinctly in negotiations between teachers-filmmakers and in learning from and with cinema. Since these processes are as multiple as they are intuitive, the article reports in what way intuition combined with technical knowledge led to a certain type of montage, where the spread of senses and confidence in the viewer play a decisive role in our experience of making-seeing-talking about films in a school cine club
Ver menos
Aberto
Coisas inventadas : montagem e edição em um cineclube escolar
Sandra Regina de Freitas Amaral, Mauro Antonio Guari, Wenceslao Machado de Oliveira Jr
Coisas inventadas : montagem e edição em um cineclube escolar
Sandra Regina de Freitas Amaral, Mauro Antonio Guari, Wenceslao Machado de Oliveira Jr
Fontes
Revista digital do LAV (Fonte avulsa) |