Construção e validação de uma cartilha educativa para transplantados renais
Juliane Custodio de Andrade
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP An24c
[Construction ande validation of an educational booklet for kidney transplantation recipients ]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (270 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Renata Cristina Gasparino
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem
Resumo: Introdução: o Transplante renal consiste em um tratamento para doença renal crônica em fase terminal, considerado um procedimento de alta complexidade. Após o transplante, os pacientes necessitam desenvolver conhecimentos e competências para o autocuidado, a fim de prevenir complicações....
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Resumo: Introdução: o Transplante renal consiste em um tratamento para doença renal crônica em fase terminal, considerado um procedimento de alta complexidade. Após o transplante, os pacientes necessitam desenvolver conhecimentos e competências para o autocuidado, a fim de prevenir complicações. Objetivo: disponibilizar uma cartilha com orientações da equipe multiprofissional aos pacientes submetidos a transplante renal. Método: estudo metodológico, desenvolvido em um hospital do interior de São Paulo, por meio de cinco etapas: 1) revisão bibliográfica; 2) identificação e organização dos domínios e dos itens referentes às orientações que o paciente precisa receber das equipes de enfermagem, médica, farmácia, fisioterapia e nutrição e inserção de figuras lúdicas; 3) validação do conteúdo da cartilha, por oito especialistas; 4) formatação da cartilha e 5) avaliação do material junto a 30 transplantados renais quanto à organização, estilo da escrita, aparência e motivação para leitura. Para a validação de conteúdo foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o Kappa modificado. Para avaliar a relevância, foi utilizada a Razão de Validade de Conteúdo (RVC) em que os valores mínimos estabelecidos foram, respectivamente, 0,90; 0,74 e 0,78. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (CAAE: 36539820.3.0000.5404). Resultados: A cartilha foi construída com base na literatura, teve os seus domínios determinados, as imagens foram inseridas a partir da internet e após quatro rodadas de avaliação do conteúdo, pelo comitê de especialistas, obteve-se uma média global de IVC=0,98, Kappa modificado=0,97 e RVC=0,77. Na avaliação do material pelo público alvo, 99,7% dos pacientes concordaram em relação à organização das informações, estilo da escrita, aparência e motivação para leitura. A versão final da cartilha ficou composta por 111 itens, divididos em quatro domínios: 1) Orientações e cuidados gerais após o transplante; 2) Recomendações sobre atividade física; 3) Uso de medicações e 4) Recomendações nutricionais. Conclusão: A cartilha para orientação do paciente pós transplante renal foi elaborada com base na literatura científica, demonstrou possuir evidências de validade de conteúdo, ser clara, interessante, conter informações necessárias e, por isso, poderá ser disponibilizada ao público alvo
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Abstract: Introduction: Kidney transplantation is a treatment for end-stage chronic kidney disease, considered a highly complex procedure. After transplantation, patients need to develop knowledge and skills for self-care in order to prevent complications. Objective: to provide a booklet with...
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Abstract: Introduction: Kidney transplantation is a treatment for end-stage chronic kidney disease, considered a highly complex procedure. After transplantation, patients need to develop knowledge and skills for self-care in order to prevent complications. Objective: to provide a booklet with guidelines from the multidisciplinary team to patients undergoing kidney transplantation. Method: methodological study, developed in a hospital in the interior of São Paulo, through five stages: 1) bibliographic review; 2) identification and organization of domains and items related to the guidelines that the patient needs to receive from the nursing, medical, pharmacy, physiotherapy and nutrition teams and insertion of ludic figures; 3) validation of the booklet's content, by eight specialists; 4) formatting of the booklet and 5) evaluation of the material with 30 kidney transplant patients regarding organization, writing style, appearance and motivation for reading. For content validation, the Content Validity Index (CVI) and the modified Kappa were calculated. To assess relevance, the Content Validity Ratio (CRV) was used, in which the minimum values established were, respectively, 0.90; 0.74 and 0.78. The project was approved by the Research Ethics Committee of the University (CAAE: 36539820.3.0000.5404). Results: The booklet was built based on the literature, had its domains determined, the images were inserted from the internet and after four rounds of content evaluation, by the expert committee, an overall average of CVI=0 was obtained, 98, Modified Kappa=0.97 and RVC=0.77. In the evaluation of the material by the target audience, 99.7% of patients agreed in relation to the organization of information, writing style, appearance and motivation for reading. The final version of the booklet consisted of 111 items, divided into four domains: 1) Guidelines and general care after transplantation; 2) Recommendations on physical activity; 3) Use of medications and 4) Nutritional recommendations. Conclusion: The booklet for patient guidance after kidney transplantation was prepared based on the scientific literature, demonstrated to have evidence of content validity, to be clear, interesting, contain necessary information and, therefore, can be made available to the target audience
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Construção e validação de uma cartilha educativa para transplantados renais
Juliane Custodio de Andrade
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