Narrativas de resistência : a trajetória escolar e profissional de um diretor escolar no enfrentamento da homofobia
Almir Rogério Breguedo de Souza
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So89n
[Resistance narratives]
Campinas, SP : [s.n.], 2025.
1 recurso online (74 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Nima Imaculada Spigolon
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Desde muito jovem, sempre senti que minha experiência de vida como homossexual foi marcada por desafios e dificuldades, especialmente no ambiente escolar e no local de trabalho. Na escola, a descoberta e a afirmação da minha identidade sexual foram frequentemente acompanhadas de sentimentos...
Ver mais
Resumo: Desde muito jovem, sempre senti que minha experiência de vida como homossexual foi marcada por desafios e dificuldades, especialmente no ambiente escolar e no local de trabalho. Na escola, a descoberta e a afirmação da minha identidade sexual foram frequentemente acompanhadas de sentimentos de isolamento e exclusão. Ao ingressar no mercado de trabalho, percebi que os desafios persistiam, ainda que se manifestassem de formas diferentes. No ambiente profissional, a necessidade de se encaixar em normas heteronormativas muitas vezes resultava em uma autocensura constante, na tentativa de evitar discriminação e preconceito. Dessa forma, considero que discutir assuntos relacionados à sexualidade nestes tempos chamados de "modernos" e de "aceitação às diferenças" deveria ser algo comum. Este trabalho busca explorar as múltiplas facetas dos desafios enfrentados por mim, um homem "alegre", na minha trajetória escolar e no trabalho, na Rede Estadual de Educação. Para trilhar esse caminho de pesquisa sem perder minha essência e emoção, permitindo que minha humanidade transborde para os leitores nestas páginas, decidi utilizar a metodologia da pesquisa (auto)biográfica, aproximando-me das minhas memórias. O presente trabalho está estruturada em torno da seguinte questão: como as dificuldades de aceitação e homofobia, afetam a formação da identidade e a trajetória pessoal e profissional de pessoas LGBTQIAPN+. Este estudo contribuirá para a pesquisa (auto)biográfica na área da educação ao apresentar um trabalho investigativo que se configura como um ato político, através da minha trajetória escolar e atuação como diretor na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); considerando sua relevância social nos estudos de gênero. Além disso, propõe uma aproximação entre a academia, através da produção e sistematização do conhecimento, e a escola, considerando as nuances nos processos pedagógicos de construção, desconstrução e reconstrução de diferentes aprendizagens
Ver menos
Abstract: Since I was very young, I have always felt that my life experience as a homosexual was marked by challenges and difficulties, especially in the school environment and in the workplace. At school, the discovery and affirmation of my sexual identity were often accompanied by feelings of...
Ver mais
Abstract: Since I was very young, I have always felt that my life experience as a homosexual was marked by challenges and difficulties, especially in the school environment and in the workplace. At school, the discovery and affirmation of my sexual identity were often accompanied by feelings of isolation and exclusion. Upon entering the job market, I realized that the challenges persisted, even if they manifested themselves in different ways. In the professional environment, the need to fit into heteronormative norms often resulted in constant self-censorship, in an attempt to avoid discrimination and prejudice. Thus, I believe that discussing issues related to sexuality in these so-called "modern" times of "acceptance of differences" should be something common. This work seeks to explore the multiple facets of the challenges faced by me, a "happy" man, in my school career and at work, in the State Education Network. To follow this research path without losing my essence and emotion, allowing my humanity to overflow to the readers in these pages, I decided to use the methodology of (auto)biographical research, approaching my memories. This paper is structured around the following question: how difficulties in acceptance and homophobia affect the formation of identity and the personal and professional trajectory of LGBTQIAPN+ people. This study will contribute to (auto)biographical research in the field of education by presenting an investigative work that is configured as a political act, through my school trajectory and work as a director at the State Department of Education (SEDUC); considering its social relevance in gender studies. In addition, it proposes an approximation between academia, through the production and systematization of knowledge, and school, considering the nuances in the pedagogical processes of construction, deconstruction and reconstruction of different learnings
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Narrativas de resistência : a trajetória escolar e profissional de um diretor escolar no enfrentamento da homofobia
Almir Rogério Breguedo de Souza
Narrativas de resistência : a trajetória escolar e profissional de um diretor escolar no enfrentamento da homofobia
Almir Rogério Breguedo de Souza