Uma visão ator-redeana e pós-humanista sobre a formação de professores
Mario Marcio Godoy Ribas
TESE
Português
T/UNICAMP R352v
[An Actor-Network and post-humanist perspective on English language teacher education]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (204 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcelo El Khouri Buzato
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A visão pós-humanista dos sujeitos contemporâneos, que esta tese relaciona ao princípio da simetria generalizada na teoria ator-rede, admite que os seres humanos e não humanos são coletivos heterogêneos cujas agências, consideradas simétricas, estão vinculadas nos mais diferentes elementos,...
Ver mais
Resumo: A visão pós-humanista dos sujeitos contemporâneos, que esta tese relaciona ao princípio da simetria generalizada na teoria ator-rede, admite que os seres humanos e não humanos são coletivos heterogêneos cujas agências, consideradas simétricas, estão vinculadas nos mais diferentes elementos, seres e sistemas que são construídos e constantemente reconstruídos mediante os vínculos estabelecidos em diferentes escalas. Nesse contexto, a formação de professores é entendida como um conjunto de translações, no qual atores humanos e não-humanos agem para co-constituírem os futuros professores. Assim o objetivo principal desta tese foi compreender, de que maneira dois acadêmicos do curso de licenciatura em Letras do câmpus de Aquidauana da UFMS, considerados como atores focais, e elementos não humanos (especialmente as tecnologias digitais) se enredam, condicionando e estabilizando a formação docente desses humanos. Para tanto, o objetivo teórico foi apresentar um desdobramento do movimento pós-humanista até se chegar à teoria ator-rede, como também fazer um apanhado crítico dos paradigmas tradicionais da formação de professores de línguas à luz de considerações de cunho ator-redeano sobre a co-constituição dos professores em formação. O caminho metodológico fundamentou-se na estratégia básica dos estudos sobre atores-redes: seguir os vínculos entre atores enredados para compreender como se co-constituem e se estabilizam ao longo do tempo e do espaço. O resultado mostrou que a teoria ator-rede e os estudos sobre pós-humanismo, expandem a compreensão do processo educacional formativo para professores de línguas, já que se é possível observar como elementos humanos e não humanos compartilham agências na construção do ator-rede professor. Esta tese preencheu uma lacuna de estudos que tem como tema a constituição dos atores pela perspectiva ator-redeana. Espera-se que os resultados subsidiem o avanço de uma perspectiva pós-humanista na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
Ver menos
Abstract: The post-humanist view of contemporary subjects, which this thesis relates to the principle of generalized symmetry in actor-network theory, admits that humans and non-humans are heterogeneous collectives whose agencies, considered symmetrical, are connected to the most different elements,...
Ver mais
Abstract: The post-humanist view of contemporary subjects, which this thesis relates to the principle of generalized symmetry in actor-network theory, admits that humans and non-humans are heterogeneous collectives whose agencies, considered symmetrical, are connected to the most different elements, beings, and systems that are constructed and constantly reconstructed through the connections established at different scales. In this context, teacher education is understood as a set of translations, in which human and non-human actors act to co-constitute future teachers. Thus, the main objective of this thesis was to understand how two students from the undergraduate Language Studies program at the Aquidauana campus of UFMS, considered focal actors, and non-human elements (especially digital technologies) entangle, conditioning and stabilizing the teacher education of these humans. The theoretical objective was to present a development of the post-humanist movement leading to actor-network theory, as well as to provide a critical overview of the traditional paradigms of language teacher education in light of actor-network theory considerations on the co-constitution of prospective teacher. The methodological approach was based on the basic strategy of actor-network studies: following the connections between entangled actors to understand how they co-constitute and stabilize over time and space. The results showed that actor-network theory and post-humanism studies expand the understanding of the educational process of language teacher education, as it is possible to observe how human and non-human elements share agencies in the construction of the actor-network teacher. This thesis filled a gap in studies focused on the constitution of actors from an actor-network perspective. It is hoped that the results will support the advancement of a post-humanist perspective in English teacher education in the Brazilian context
Ver menos
Aberto
Buzato, Marcelo El Khouri, 1965-
Orientador
Gallardo, Barbara Cristina, 1970-
Avaliador
Scheifer, Camila Lawson, 1983-
Avaliador
Biondo, Fabiana Poças, 1982-
Avaliador
Oliveira, Vinicius Oliveira de
Avaliador
Uma visão ator-redeana e pós-humanista sobre a formação de professores
Mario Marcio Godoy Ribas
Uma visão ator-redeana e pós-humanista sobre a formação de professores
Mario Marcio Godoy Ribas