Meninas adolescentes em meios populares na cidade de Campinas (SP) : gênero, sexualidade e a relação com a escola
Maria Fernanda Corrêa Frazão
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F869m
[Adolescent girls in low-income neighborhoods in the city of Campinas (SP)]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Chantal Victória Medaets
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa visou descrever e analisar diferentes estilos de feminilidade entre meninas adolescentes (de 12 a 17 anos) em um bairro na periferia do município de Campinas. Busquei apreender o sistema de valorização de diferentes práticas e estilos, identificando aqueles mais aceitos...
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Resumo: Esta pesquisa visou descrever e analisar diferentes estilos de feminilidade entre meninas adolescentes (de 12 a 17 anos) em um bairro na periferia do município de Campinas. Busquei apreender o sistema de valorização de diferentes práticas e estilos, identificando aqueles mais aceitos socialmente e analisando seu entrelaçamento na formação de grupos de amizade, na relação com os estudos e com o cotidiano escolar. Ancorada em uma etnografia, a pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, foram realizados encontros com um grupo focal de sete estudantes de balé em um projeto social no bairro. A segunda etapa foi realizada em uma escola municipal através de observação participante e entrevistas com 33 alunas do Ensino Fundamental II. Dois estilos de feminilidade se mostraram centrais para compreender a moralidade que pareceu ser vigente no território, orientando o comportamento de todas através de dinâmicas de aproximação ou distanciamento de determinados grupos de meninas. A sexualidade se mostrou central nesse quesito, já que um grupo demonstrou ter experiências que eram vistas como precoces e exageradas por outros interlocutores, enquanto outro grupo trouxe em seu discurso uma ideia de sexualidade que precisava ser adiada. A análise de desigualdades socioespaciais pareceu ser importante para compreender as diferentes percepções e experiências no território. A raça apareceu de modo central especialmente através do fenômeno da transição capilar, e os cuidados com o cabelo apareceram como importantes práticas para a formação de laços de amizade e para o processo de construção da identidade das meninas. A preferência por certos gêneros musicais (no caso, o funk ou o k-pop) pareceu objetivar um conjunto de características relacionadas principalmente à desigualdade socioespacial e às noções de gênero e sexualidade. A relação com a escola, por sua vez, demonstrou envolver diversos fatores, como a possibilidade de ascensão social, as relações entre pares e o desenvolvimento de uma "boa" orientação moral. Alguns grupos de meninas se aproximavam de uma postura de confronto com os valores e as expectativas e práticas escolares, enquanto outras estabeleciam uma relação mais positiva e distensionada com a equipe escolar e com os estudos
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Abstract: This research aimed to describe and analyze different styles of femininity identified among adolescent girls (aged 12 to 17) in a neighborhood on the outskirts of Campinas. I sought to understand the system of valuing different practices and styles, identifying those most socially accepted...
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Abstract: This research aimed to describe and analyze different styles of femininity identified among adolescent girls (aged 12 to 17) in a neighborhood on the outskirts of Campinas. I sought to understand the system of valuing different practices and styles, identifying those most socially accepted and analyzing their intertwining in the formation of friendship groups, in the relationship with studies and with everyday school life. Based on ethnography, the field research was carried out in two stages. In the first stage, meetings were held with a focus group of seven ballet students in a social project in the neighborhood. The second stage was carried out in a municipal school through participant observation and interviews with 33 elementary school girls. Two styles of femininity proved central to understanding the morality that seemed to be in force in the territory, guiding the behavior of all girls through dynamics of approaching or distancing certain groups of girls. Sexuality proved to be central in this regard, since one group showed that they had experiences that were seen as precocious and exaggerated by other interlocutors, while another group brought in their discourse an idea of ??sexuality that needed to be postponed. The analysis of socio-spatial inequalities seemed to be important to understand the different perceptions and experiences in the territory. Race appeared in a central way especially through the phenomenon of hair transition, and hair care appeared as important practices for the formation of friendship ties and for the process of building the girls' identity. The preference for certain musical genres (in this case, funk or k-pop) seemed to reflect a set of characteristics related mainly to socio-spatial inequality and notions of gender and sexuality. The relationship with school, in turn, was shown to involve several factors, such as the possibility of social advancement, relationships between peers and the development of a "good" moral orientation. Some groups of girls approached a stance of confrontation with school values, expectations and practices, while others established a more positive and relaxed relationship with school staff
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Aberto
Meninas adolescentes em meios populares na cidade de Campinas (SP) : gênero, sexualidade e a relação com a escola
Maria Fernanda Corrêa Frazão
Meninas adolescentes em meios populares na cidade de Campinas (SP) : gênero, sexualidade e a relação com a escola
Maria Fernanda Corrêa Frazão