Conscientizar é proteger : incluindo a discussão de consentimento na educação sexual de adolescentes por meio de proposta didática
Laura Frata Bertazolli
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B461c
[Awareness means protection]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (177 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: Este trabalho analisa as percepções e os entendimentos que estudantes de duas turmas de oitavo ano de uma escola municipal em Campinas apresentam a respeito da discussão de consentimento no âmbito das relações interpessoais associadas à sexualidade. Objetivou-se, a partir de uma sequência de...
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Resumo: Este trabalho analisa as percepções e os entendimentos que estudantes de duas turmas de oitavo ano de uma escola municipal em Campinas apresentam a respeito da discussão de consentimento no âmbito das relações interpessoais associadas à sexualidade. Objetivou-se, a partir de uma sequência de atividades previamente elaborada: 1) identificar as concepções iniciais desses jovens sobre o consentimento válido; 2) em seguida, a partir de uma intervenção didática, promover reflexões em conjunto sobre o tema; 3) por fim, compreender "se" e, em caso afirmativo, "como" os entendimentos prévios desses estudantes foram alterados. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados, devidamente autorizada pelo Comitê de Ética da UNICAMP, foram: gravações de voz, registros em diário de campo e atividades escritas produzidas por alunas e alunos que participaram. Além disso, pretendeu-se provocar reflexões que pudessem promover prevenção primária contra abusos e identificação de possíveis situações que configuram o desrespeito ao consentimento próprio ou de terceiros. Foram observadas mudanças nas concepções que os jovens possuíam sobre o consentimento válido e afirmativo e ampliações de entendimentos que podem ser úteis para promoção de proteção íntima
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Abstract: This work analyzes the perceptions and understandings that eighth-grade students in two different classrooms at a local school in the city of Campinas (State of São Paulo – Brazil) have regarding the discussion of consent in the context of interpersonal relationships associated with...
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Abstract: This work analyzes the perceptions and understandings that eighth-grade students in two different classrooms at a local school in the city of Campinas (State of São Paulo – Brazil) have regarding the discussion of consent in the context of interpersonal relationships associated with sexuality. The aim was to use a previously designed sequence of activities to: 1) identify these young people's preconceptions on valid consent; 2) then, promote collective reflections on the subject through a didactic intervention; 3) lastly, understand "if" these students' preconceptions were altered and, if so, "how". The tools used for data collection, duly approved by the UNICAMP Ethics Committee, included voice recordings, field diary entries and written activities produced by the students who took part in the study. Furthermore, the aim was to stimulate reflections that could promote early prevention of abuse as well as the identification of possible situations that could lead to disrespect for one's own consent or that of another person. Changes were observed in the teenagers' conceptions of what valid and affirmative consent means, in addition to a broader understanding that could be useful for promoting protection against sexual abuse
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Palharini, Luciana Aparecida, 1977-
Avaliador
Arnt, Ana de Medeiros, 1977-
Avaliador
Conscientizar é proteger : incluindo a discussão de consentimento na educação sexual de adolescentes por meio de proposta didática
Laura Frata Bertazolli
Conscientizar é proteger : incluindo a discussão de consentimento na educação sexual de adolescentes por meio de proposta didática
Laura Frata Bertazolli