Adaptações técnico-poéticas de intérpretes de dança em criações múltiplas : coreografando experiências
Maria Stella Agostini Basulto
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B299a
[Technical-poetic adaptations of dancers in multiple creations]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Juliana Martins Rodrigues de Moraes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: Esta pesquisa, de caráter teórico-prática e artística, se trata do compartilhamento de reflexões acerca da profissão de intérpretes de dança na cena independente paulistana e de discussões sobre o seu ofício. São apresentados alguns aspectos sobre as condições de trabalho de artistas da...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa, de caráter teórico-prática e artística, se trata do compartilhamento de reflexões acerca da profissão de intérpretes de dança na cena independente paulistana e de discussões sobre o seu ofício. São apresentados alguns aspectos sobre as condições de trabalho de artistas da dança e levantadas questões acerca da produção artística em dança nesse contexto. Nesse cenário, muitas pessoas artistas são exigidas de realizarem diversos trabalhos, sendo necessária uma adaptação técnico-poética a cada criação, de acordo com as exigências de cada grupo, proposta ou direção. Empregando a prática como pesquisa, os argumentos deste trabalho foram levantados pela pesquisadora a partir do estudo do movimento dançado, com investigações práticas em sala de ensaio, entrevistas individuais realizadas com doze pessoas intérpretes que atuam no mesmo contexto e informações retiradas de cadernos de criação da autora-artista. Esta dissertação, portanto, dá voz às pessoas bailarinas à medida em que as discussões sobre o trabalho criativo em dança se constroem a partir da perspectiva de intérpretes. Junto à pesquisa, foi criado um trabalho cênico no formato de palestra-performance, intitulado "Suscetível – uma dança-palestra sobre atravessamentos e arranjos", estrutura que conduz as discussões desta pesquisa. O desenvolvimento da dança-palestra parte do compartilhamento do material de três espetáculos já vivenciados pela autora, para, então, serem elaboradas reflexões através do movimento, principalmente sobre os desafios de transitar entre diferentes criações concomitantes ou em períodos próximos. Seguindo essa linha, discutimos diversos assuntos que emergem da prática, apresentando uma reflexão sobre a experiência de intérpretes no trabalho com o movimento em si e sobre suas relações, organizações e acordos profissionais, além de uma análise da construção dramatúrgica da dança-palestra. Tal aprofundamento visa elaborar questões pertinentes ao trabalho técnico e criativo de intérpretes de dança no recorte explicitado, entrelaçando experiências da autora e do grupo entrevistado com referências como Chrysa Parkinson, Cecilia Roos e Jonathan Burrows
Ver menos
Abstract: This theoretical-practical and artistic research shares reflections on the profession of dance performers in São Paulo's independent scene and discusses their craft. It examines aspects of the working conditions of dance artists and raises questions about artistic production in this...
Ver mais
Abstract: This theoretical-practical and artistic research shares reflections on the profession of dance performers in São Paulo's independent scene and discusses their craft. It examines aspects of the working conditions of dance artists and raises questions about artistic production in this context. In this scenario, many artists are required to carry out different works, demanding a technical-poetic adaptation for each creation, according to the requirements of each group, proposal, or direction. Using practice as research, this study's arguments were developed from the researcher's study of danced movement, practical investigations in the rehearsal studio, individual interviews with twelve interpreters working in the same context, and information from the author's creative notebooks. This dissertation, therefore, gives voice to dancers and builds discussions about creative work in dance from the performers' perspective. Alongside the research, a scenic work was created in the format of a lecture-performance, entitled "Susceptible – a dance-lecture on crossings and arrangements," which guides the discussions of this research. The development of the dance-lecture starts with sharing material from three dance performances experienced by the author, then elaborates reflections through movement, mainly about the challenges of transitioning between different creations developed simultaneously or in close succession. Following this line, the dance-lecture discusses several issues that emerge from practice, presenting a reflection on the performers' experience working with movement itself and their professional relationships, organizations, and agreements. Moreover, this text presents an analysis of the dramaturgical construction of the dance-lecture. This in-depth analysis aims to address relevant questions about the technical and creative work of dancers within the specified context, intertwining the author's and the interviewed group's experiences with references such as Chrysa Parkinson, Cecilia Roos, and Jonathan Burrows
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Adaptações técnico-poéticas de intérpretes de dança em criações múltiplas : coreografando experiências
Maria Stella Agostini Basulto
Adaptações técnico-poéticas de intérpretes de dança em criações múltiplas : coreografando experiências
Maria Stella Agostini Basulto