A atuação da gestão escolar na garantia do direito à educação
Cristiane Machado
ARTIGO
Multilíngua
[La actuación de la gestión escolar en la garantía del derecho a la educación]
[The performance of school management in guaranteeing the right to education]
Contém 2 arquivos (português e inglês)
Resumo: Este artigo discute ações adotadas pela gestão escolar em escolas de ensino fundamental, para mitigar os efeitos nefastos da pandemia em relação à ampliação das desigualdades educacionais e dificuldades de aprendizagem. Por meio de Relatórios elaborados por estudantes de Pedagogia de duas...
Ver mais
Resumo: Este artigo discute ações adotadas pela gestão escolar em escolas de ensino fundamental, para mitigar os efeitos nefastos da pandemia em relação à ampliação das desigualdades educacionais e dificuldades de aprendizagem. Por meio de Relatórios elaborados por estudantes de Pedagogia de duas turmas de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, buscou-se compreender a organização do trabalho pedagógico escolar e seu potencial de incidir positivamente para minimizar distorções geradas no contexto pandêmico. As observações explicitadas nos Relatórios indicam, dentre outros achados, dificuldades da gestão escolar para efetivar o acesso e permanência dos estudantes, no retorno às atividades presenciais nas escolas. Os Relatórios apontam, ainda, aumento de violência nas escolas, principalmente entre os estudantes, e de comprometimento da saúde mental dos profissionais da escola. Por fim, a experiência do estágio para as turmas de Pedagogia, permitiu a construção de percepções sobre a garantia do direito à educação, medida que vai muito além dos aspectos formais de ingresso e permanência no ambiente escolar
Ver menos
Abstract: This article aims to present and reflect on the actions taken by school management, especially in elementary schools, to mitigate the harmful effects of the pandemic in relation to the expansion of educational inequalities and learning difficulties. Through Reports prepared by Pedagogy...
Ver mais
Abstract: This article aims to present and reflect on the actions taken by school management, especially in elementary schools, to mitigate the harmful effects of the pandemic in relation to the expansion of educational inequalities and learning difficulties. Through Reports prepared by Pedagogy students from two classes of Supervised Internship in School Management, one at night with 17 students and another in the daytime with 20 students, it was intended to understand the actions implemented in the organization of school pedagogical work and the potential to have a positive impact on minimizing the distortions generated by the pandemic process. The observations made explicit in the reports indicate, among other findings, that difficulty for students in accessing and staying were the main problems faced by school management when returning to face-to-face activities in schools. In addition, curriculum reorganization and democratic management were redefined to better respond to the challenges at the beginning of the school year. Reports of increased violence at school are common, especially among students, and of impaired mental health, including that of school professionals. Finally, the internship experience allowed the Pedagogy classes to gain the perception that guaranteeing the right to education goes far beyond the formal aspects of entering and remaining in the school environment
Ver menos
Resumen : Este artículo tiene como objetivo presentar y reflexionar sobre las acciones realizadas por la gestión escolar, especialmente en las escuelas primarias, para mitigar los efectos nocivos de la pandemia en relación con la expansión de las desigualdades educativas y las dificultades de...
Ver mais
Resumen : Este artículo tiene como objetivo presentar y reflexionar sobre las acciones realizadas por la gestión escolar, especialmente en las escuelas primarias, para mitigar los efectos nocivos de la pandemia en relación con la expansión de las desigualdades educativas y las dificultades de aprendizaje. A través de Informes elaborados por estudiantes de Pedagogía de dos promociones de Práctica Supervisada en Gestión Escolar, una nocturna con 17 alumnos y otra diurna con 20 alumnos, se pretendió comprender las acciones implementadas en la organización del trabajo pedagógico escolar y el potencial de tener un impacto positivo para minimizar las distorsiones generadas por el proceso de pandemia. Las observaciones explicitadas en los Informes indican, entre otros hallazgos, que la dificultad de acceso ypermanencia de los estudiantes fueron los principales problemas que enfrentó la gestión escolar al regresar a las actividades presenciales en las escuelas. Además, se redefinió la reorganización curricular y la gestión democrática para responder mejor a los desafíos del inicio del año escolar. Los informes de aumento de la violencia en la escuela son comunes, especialmente entre los estudiantes, y de deterioro de la salud mental, incluida la de los profesionales de la escuela. Por fin, la experiencia de pasantía permitió a las clases de Pedagogía ganar la percepción de que garantizar el derecho a la educación va mucho más allá de los aspectos formales de ingreso y permanencia en el ámbito escolar
Ver menos
Aberto
A atuação da gestão escolar na garantia do direito à educação
Cristiane Machado
A atuação da gestão escolar na garantia do direito à educação
Cristiane Machado
Fontes
Revista @mbienteeducação (Fonte avulsa) |