Uma abordagem histórica para o ensino de elipse
Miriam Cardoso Utsumi, Andrês Rodrigues Oliveira, Deborah de Cássia Pereira Neto, Gabriel Nascimento Magalhães, Gustavo Cazaroli de Melo
ARTIGO
Português
[A historical approach to teaching ellipsis]
Resumo: Apresentamos uma proposta de ensino de elipses apoiada no uso da História da Matemática, fruto de uma investigação desenvolvida em nível de Iniciação Científica sobre o uso de História para ensinar e aprender Matemática, que mostrou que há pouco material disponível para professores de...
Ver mais
Resumo: Apresentamos uma proposta de ensino de elipses apoiada no uso da História da Matemática, fruto de uma investigação desenvolvida em nível de Iniciação Científica sobre o uso de História para ensinar e aprender Matemática, que mostrou que há pouco material disponível para professores de Matemática que desejem se aventurar por esse caminho. Configura-se, portanto, como um recorte da pesquisa. Para a construção da Proposta realizamos um exame das diretrizes curriculares, bem como da forma que o conteúdo é apresentado em livros avaliados pelo PNLD. A revisão de literatura mostrou que a dificuldade para se ensinar e aprender cônicas pode estar relacionada a: falta de contextualização do assunto, falta de tratamento adequado do conteúdo por parte dos currículos, abordagem do assunto de maneira mecânica e/ou extremamente complexa. Considerando-se o exposto, nossa Proposta se fundamentou no método de construção de arcos abatidos de um livro de 1598 e tem como objetivo que a aprendizagem seja construída a partir da observação e análise de situações reais do cotidiano e da interpretação de motivações históricas, realizando a formalização conceitual e matemática após o estudante ter tido contato com conceitos que ele próprio observou, elaborou e reelaborou sob a tutela do professor. As atividades sugeridas estão divididas em 4 sessões, para serem desenvolvidas em trios produtivos e individualmente, em ambiente lápis e papel, o que não demanda recursos extras para as suas realizações. Acreditamos que a Proposta está alinhada aos princípios das diretrizes curriculares e pode contribuir para sanar as principais dificuldades apontadas pela literatura
Ver menos
Abstract: We present a proposal for teaching ellipses based on the use of the History of Mathematics, which is the result of a research developed as a Scientific Initiation about the use of History to teach and learn Mathematics, which showed that there is little material available for Math teachers...
Ver mais
Abstract: We present a proposal for teaching ellipses based on the use of the History of Mathematics, which is the result of a research developed as a Scientific Initiation about the use of History to teach and learn Mathematics, which showed that there is little material available for Math teachers who wish to venture down this path. It is, therefore, a cut-out of this research. For the construction of the proposal we examined the curriculum guidelines, as well as the way the content is presented in books evaluated by PNLD. The literature review showed that the difficulty to teach and learn conics may be related to: lack of contextualization of the subject, lack of adequate treatment of the content by the curricula, approach of the subject in a mechanical and/or extremely complex way. Considering the above, our proposal is based on the method of construction of arches from a book of 1598 and aims that learning is built from the observation and analysis of real situations of everyday life and the interpretation of historical motivations, performing the conceptual and mathematical formalization after the student has had contact with concepts that he himself observed, developed and reworked under the tutelage of the teacher. The suggested activities are divided into 4 sessions, to be developed in productive trios and individually, in a pencil and paper environment, which does not require extra resources for their accomplishment. We believe that the proposal is aligned with the principles of the curriculum guidelines and can contribute to solve the main difficulties pointed out by the literature
Ver menos
Aberto
Uma abordagem histórica para o ensino de elipse
Miriam Cardoso Utsumi, Andrês Rodrigues Oliveira, Deborah de Cássia Pereira Neto, Gabriel Nascimento Magalhães, Gustavo Cazaroli de Melo
Uma abordagem histórica para o ensino de elipse
Miriam Cardoso Utsumi, Andrês Rodrigues Oliveira, Deborah de Cássia Pereira Neto, Gabriel Nascimento Magalhães, Gustavo Cazaroli de Melo
Fontes
|
Contribuciones a las ciencias sociales (Fonte avulsa) |