O ciclo investigativo como proposta para o desenvolvimento do letramento estatístico : uma sequência de ensino sobre educação de qualidade
Mariana Neves Correa, Ligia Bagio Espitti, Franciely Machado Dutra Cezar, Alexandre Côa, Miriam Cardoso Utsumi
ARTIGO
Português
[The investigative cycle as a proposal for the development of statistical literacy]
Resumo: Este artigo apresenta a análise das potencialidades de uma proposta de sequência de ensino planejada para ensinar conteúdos de estatística a uma turma de 3ª série do Ensino Médio, à luz dos pressupostos do Letramento Estatístico. Trata-se de uma pesquisa documental. A sequência de ensino foi...
Ver mais
Resumo: Este artigo apresenta a análise das potencialidades de uma proposta de sequência de ensino planejada para ensinar conteúdos de estatística a uma turma de 3ª série do Ensino Médio, à luz dos pressupostos do Letramento Estatístico. Trata-se de uma pesquisa documental. A sequência de ensino foi elaborada seguindo as etapas do Ciclo Investigativo e teve como tema um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – "Educação de Qualidade". São abordados os conceitos estatísticos de medidas de tendência central, dispersão, posição e representações gráficas de diferentes tipos. Acredita-se que a sequência de ensino tem potencial para desenvolver o senso crítico dos estudantes e os componentes do Letramento Estatístico ao abordar os conceitos de forma significativa e contextualizada em um tema de urgência social para os estudantes e a sociedade em geral
Ver menos
Abstract: This article presents an analysis of the potential of a proposed teaching sequence designed to teach statistics content to a 3rd grade high school class, considering the assumptions of Statistical Literacy. This is documentary research. The Teaching Sequence was prepared following the...
Ver mais
Abstract: This article presents an analysis of the potential of a proposed teaching sequence designed to teach statistics content to a 3rd grade high school class, considering the assumptions of Statistical Literacy. This is documentary research. The Teaching Sequence was prepared following the stages of the investigative cycle and had as its theme the objective of sustainable development - SDG "Quality Education". The statistical concepts of measures of central tendency, dispersion, position, and graphical representations of different types are covered. It is believed that the teaching sequence has the potential to develop students' critical sense and the components of Statistical Literacy by approaching concepts in a meaningful and contextualized way in a topic of social urgency for students and society in general
Ver menos
Aberto
O ciclo investigativo como proposta para o desenvolvimento do letramento estatístico : uma sequência de ensino sobre educação de qualidade
Mariana Neves Correa, Ligia Bagio Espitti, Franciely Machado Dutra Cezar, Alexandre Côa, Miriam Cardoso Utsumi
O ciclo investigativo como proposta para o desenvolvimento do letramento estatístico : uma sequência de ensino sobre educação de qualidade
Mariana Neves Correa, Ligia Bagio Espitti, Franciely Machado Dutra Cezar, Alexandre Côa, Miriam Cardoso Utsumi
Fontes
Paidéi@ v. 16, n. 30, p. 110-132, 2024 |