Corpa-devir : gritos performativos de desmonte / desprogramação do patriarcado
Ana Flávia Felice Nunes
TESE
Português
T/UNICAMP F334c
[Bodess-becoming]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (375 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: A presente tese investiga poéticas performativas feministas na América Latina, enquanto estratégias que colocam em xeque as estruturas patriarcais e coloniais. A partir da pergunta "como as corpas e as vozes de mulheridades, articuladas por meio de poéticas e ativismos, podem se tornar...
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Resumo: A presente tese investiga poéticas performativas feministas na América Latina, enquanto estratégias que colocam em xeque as estruturas patriarcais e coloniais. A partir da pergunta "como as corpas e as vozes de mulheridades, articuladas por meio de poéticas e ativismos, podem se tornar estratégias eficazes de desprogramar e desmontar o patriarcado?", a pesquisa apresenta o conceito de "corpa-devir", inspirada por teóricas como Gilles Deleuze, Suely Rolnik e Dodi Leal. São analisados trabalhos das artistas brasileiras Whander Allipia Sulurico, Tânia Farias, Marcelina Acácio e Mara Leal, ampliando para o contexto latino-americano por meio de performances de Nadia Granados, Cheril Linett e a teoria e prática da despatriarcalização de Maria Galindo. Nessa análise, este estudo lança mão da desmontagem como método e da escrita performativa em primeira pessoa e com amplo espaço para a voz direta das artistas. Em diálogo com pesquisadoras como Eleonora Fabião, Stela Fischer, Heleieth Saffioti, Julieta Paredes, Ileana Diéguez, Grada Kilomba, Luciana Lyra, Silvia Federici e tantas outras, artistas, reporters, ativistas, pesquisadoras, sobreviventes, uma rede vai sendo tramada, uma aliança insólita entre mulheridades. Esse processo não objetiva responder à questão levantada, mas fazer um convite à prática, à ação e à constante reinvenção
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Abstract: This thesis investigates feminist performative poetics in Latin America as strategies that challenge patriarchal and colonial structures. Based on the question "how can the bodess and voices of womanhood, articulated through poetics and activism, become effective strategies for...
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Abstract: This thesis investigates feminist performative poetics in Latin America as strategies that challenge patriarchal and colonial structures. Based on the question "how can the bodess and voices of womanhood, articulated through poetics and activism, become effective strategies for deprogramming and dismantling patriarchy?", the research presents the concept of "corpa-devir", inspired by theorists such as Gilles Deleuze, Suely Rolnik and Dodi Leal. Works by Brazilian artists Whander Allipia Sulurico, Tânia Farias, Marcelina Acácio and Mara Leal are analyzed, expanding to the Latin American context through performances by Nadia Granados, Cheril Linett and Maria Galindo's theory and practice of depatriarchalization. In this analysis, the research makes use of disassembly as a method and performative writing in the first person and with ample space for the direct voice of the artists. In dialogue with researchers such as Eleonora Fabião, Stela Fischer, Heleieth Saffioti, Julieta Paredes, Ileana Diéguez, Grada Kilomba, Luciana Lyra, Silvia Federici and many others, artists, reporters, activists, researchers, survivors, a network is being woven, an unusual alliance between womanhoods. This process is not intended to answer the question raised, but to invite practice, action and constant reinvention
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-
Orientador
Oliveira, Erika Carolina Cunha Rizza de
Avaliador
Fischer, Stela Regina
Avaliador
Monge Aguilar, Gina Maria, 1977-
Avaliador
Hirson, Raquel Scotti, 1971-
Avaliador
Corpa-devir : gritos performativos de desmonte / desprogramação do patriarcado
Ana Flávia Felice Nunes
Corpa-devir : gritos performativos de desmonte / desprogramação do patriarcado
Ana Flávia Felice Nunes