Ontologia da escuta : dedilhando variações da experiência musical
Taís Brum de Alcantara
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP AL16o
[Ontology of listening]
Limeira, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (209 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Antonio Henrique Bernardes, Roberto Donato da Silva Júnior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Essa proposta vem de um lugar de intimidade, de um corpo e mundo que reverberam música, cujas observações culminaram em questionamentos sobre a construção e trajetória das canções nos mundos do compositor e do apreciador. Isto posto, o objetivo do presente trabalho é mergulhar nas fronteiras...
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Resumo: Essa proposta vem de um lugar de intimidade, de um corpo e mundo que reverberam música, cujas observações culminaram em questionamentos sobre a construção e trajetória das canções nos mundos do compositor e do apreciador. Isto posto, o objetivo do presente trabalho é mergulhar nas fronteiras entre o mundo do compositor e do apreciador na experiência musical. Foram realizados dois trabalhos de campo a partir do método de redução fenomenológica de Merleau-Ponty em dois lugares de divulgação de música autoral. Foram selecionadas quatro pessoas de cada local para as entrevistas, sendo dois compositores e dois apreciadores. Dentro da perspectiva física do som, a música é composta por sons e silêncios, cujos parâmetros podem ser manipulados de maneiras distintas. Todavia, é priorizada a ontologia da escuta, uma ótica que eleva a experiência. Neste caso, a música é tomada como uma narrativa não-verbal por seu caráter mediador entre discurso e experiência, passando pelo processo mimético de prefiguração, configuração e refiguração. A experiência musical é o resultado da relação do ser com o mundo e se entrelaça ontologicamente com a experiência dos lugares. Portanto, o ser-no-mundo se vincula a um processo de significação mais longo que determina um processo cognitivo, o significado determinado, e o ser-em-situação ao ato de escuta, o significado evidente. Assim, as fronteiras entre o mundo do compositor e do apreciador são definidas pelas experiências, pelas aproximações e afastamentos entre a construção dos sujeitos e contextos de vida
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Abstract: This proposal comes from a place of intimacy, from a body and world that resonate with music, whose observations culminated in questions about the construction and trajectory of songs in the worlds of the composer and the appreciator. That said, the aim of the present work is to delve into...
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Abstract: This proposal comes from a place of intimacy, from a body and world that resonate with music, whose observations culminated in questions about the construction and trajectory of songs in the worlds of the composer and the appreciator. That said, the aim of the present work is to delve into the boundaries between the world of the composer and that of the appreciator in the musical experience. Two field studies were conducted based on Merleau-Ponty's method of phenomenological reduction in two venues for promoting original music. Four people from each location were selected for interviews, consisting of two composers and two appreciators. From the physical perspective of sound, music is composed of sounds and silences, whose parameters can be manipulated in various ways. However, the ontology of listening is prioritized, an approach that elevates the experience. In this case, music is taken as a non-verbal narrative due to its mediating character between discourse and experience, passing through the mimetic process of prefiguration, configuration, and refiguration. The musical experience is the result of the being's relationship with the world and is ontologically intertwined with the experience of places. Therefore, being-in-the-world is linked to a longer process of signification that determines a cognitive process, the determined meaning, and being-in-situation to the act of listening, the evident meaning. Thus, the boundaries between the world of the composer and that of the appreciator are defined by the experiences, by the approximations and distances between the construction of subjects and life contexts
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Bernardes, Antonio Henrique, 1981-
Orientador
Silva Júnior, Roberto Donato da, 1975-
Coorientador
Marandola Junior, Eduardo, 1980-
Avaliador
Dozena, Alessandro
Avaliador
Ontologia da escuta : dedilhando variações da experiência musical
Taís Brum de Alcantara
Ontologia da escuta : dedilhando variações da experiência musical
Taís Brum de Alcantara