Pandemia e o centro de mídias da educação de São Paulo : as desigualdades digitais que afetam a juventude negra
Tayná Lucio
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L963p
[Pandemic and the São Paulo education media center]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo investigar quais os usos que um grupo de jovens negras, estudantes da rede estadual de São Paulo e vinculado a um projeto de educação não-formal na cidade de Campinas - SP, faz da tecnologia e das mídias sociais e como foram as transformações dessa relação...
Ver mais
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo investigar quais os usos que um grupo de jovens negras, estudantes da rede estadual de São Paulo e vinculado a um projeto de educação não-formal na cidade de Campinas - SP, faz da tecnologia e das mídias sociais e como foram as transformações dessa relação durante o advento da pandemia. De modo especial, aborda com profundidade as experiências, percepções e vivências das jovens em relação ao Centro de Mídias da Educação de São Paulo, ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 e durante essa transição pandêmica, considerando que esse Centro vem ganhando destaque no processo de ensino aprendizagem. Como alerta (Santos, et. al. 2020) os desdobramentos da Covid-19 em uma sociedade estruturada pelo racismo, penaliza ainda mais grupos vulneráveis como a população negra e contribui para o aprofundamento das desigualdades sociais e educacionais. Com o aumento do uso de tecnologias educacionais devido ao distanciamento social imposto pela pandemia, o CMSP emergiu como uma ferramenta crucial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, há pouca informação sobre como esse recurso tem afetado especificamente as estudantes negras, considerando as disparidades socioeconômicas e educacionais enfrentadas por esse grupo. Com o advento da pandemia, o uso desse recurso se ampliou e levou a grande investimento em tecnologia por parte de governos estaduais. Nesta pesquisa a evolução dos avanços tecnológicos é considerada como um processo social significativo para o entendimento do contexto em que a mesma se insere. Compreende-se que as inovações tecnológicas, incluindo o desenvolvimento e a ampliação do CMSP, estão interligadas à dinâmicas sociais mais amplas, influenciando e sendo influenciadas por fatores econômicos, políticos e culturais. A análise desses avanços tecnológicos como parte de um processo social mais amplo permitirá uma compreensão mais abrangente dos impactos do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 no contexto específico das jovens negras. Segundo Belloni (2005 p. 191), "é urgente atualizar a tecnologia educacional porque uma nova "autodidaxia" importante está se desenvolvendo há vários anos nos jovens por meio das mídias". A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, visando explorar em profundidade as experiências e percepções, permitindo uma compreensão contextualizada dos fenômenos estudados. Diante dos resultados encontrados, destaca-se a necessidade de políticas e práticas educacionais mais inclusivas e equitativas, que considerem as necessidades específicas das estudantes
Ver menos
Abstract: This research aims to investigate the uses that a group of young black women, students from the state education system of São Paulo, who are associated with a non-formal education project in the city of Campinas (SP), make of technology and social media, and how their relationship with...
Ver mais
Abstract: This research aims to investigate the uses that a group of young black women, students from the state education system of São Paulo, who are associated with a non-formal education project in the city of Campinas (SP), make of technology and social media, and how their relationship with these technologies has changed during the advent of the pandemic. With the goal of exploring in-depth the experiences, perceptions, and lived realities of the young women regarding the CMSP (Centro de Mídias da Educação de São Paulo), remote learning during the Covid-19 pandemic, and during this pandemic transition, considering that this center has been gaining prominence in the teaching-learning process. As Santos et al. (2020) warn us, the ramifications of Covid-19 in a society structured by racism further penalize vulnerable groups such as the black population and contribute to the deepening of social and educational inequalities. With the increased use of educational technologies due to the social distancing imposed by the pandemic, CMSP emerged as a crucial tool to assist in the teaching and learning process. However, there are concerns about how this resource has specifically affected black students, considering the socioeconomic and educational disparities faced by this group. With the advent of the pandemic, the use of this resource expanded and led to significant investment in technology by state governments. The evolution of technological advances will be considered as a significant social process for understanding the context in which the research is inserted. It is understood that technological innovations, including the development and expansion of CMSP, are interconnected with broader social dynamics, influencing and being influenced by economic, political, and cultural factors. The analysis of these technological advances as part of a broader social process will allow for a more comprehensive understanding of the impacts of remote learning during the Covid-19 pandemic in the specific context of young black women. According to Belloni, "it is urgent to update educational technology because an important new 'self-taught' trend has been developing for several years in young people through the media" (BELLONI, 2005). The research adopted a qualitative approach, aiming to explore in depth the experiences, perceptions, and lived realities, allowing for a holistic and contextualized understanding of the phenomena studied. In light of the revealed results, I highlight the need for more inclusive and equitable educational policies and practices that consider the specific needs of students. Recommendations are suggested to improve access to technology and psychosocial support
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Pandemia e o centro de mídias da educação de São Paulo : as desigualdades digitais que afetam a juventude negra
Tayná Lucio
Pandemia e o centro de mídias da educação de São Paulo : as desigualdades digitais que afetam a juventude negra
Tayná Lucio