A pedagogia histórico-crítica e a educação do campo para a formação humana
R. C. Fernandes , J. C. Lombardi
ARTIGO
Português
[Historical-critical pedagogy and rural education for human development]
Resumo: O presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a...
Ver mais
Resumo: O presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral
Ver menos
Abstract: This article is the result of the discipline Historical-Critical Pedagogy (PHC) and transformative practive offered by the Study and Research Group "History, Society and Education in Brazil"(HISTEDBR), which instigated to reflect on some theoretical and methodological assumptions of PHC...
Ver mais
Abstract: This article is the result of the discipline Historical-Critical Pedagogy (PHC) and transformative practive offered by the Study and Research Group "History, Society and Education in Brazil"(HISTEDBR), which instigated to reflect on some theoretical and methodological assumptions of PHC and the Rural Education for the training processo f subjects involved in the reality of the brazilian countryside. We understand that there are many elements in common between PHC and the pedagogical proposal of Rural Education o, as both have as their main objectiv a revolutionary perspective of human formation, aimed at social transformation in the socialista perspective. We presente a brief overview of the brazilian educational problem. We list assumptions of the relationship between PHC ande Rural Education based on Dialectical Historical Materialism, seeking to identify the intrinsic relationship between education ande politics, in the Search for na omnilateral human formation
Ver menos
Aberto
A pedagogia histórico-crítica e a educação do campo para a formação humana
R. C. Fernandes , J. C. Lombardi
A pedagogia histórico-crítica e a educação do campo para a formação humana
R. C. Fernandes , J. C. Lombardi
Fontes
Holos (Fonte avulsa) |