A pedagogia histórico crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas : possibilidades para o ensino de História em sala de aula
Renan Oliveira de Aguiar, José Claudinei Lombardi
ARTIGO
Português
[The pedagogia histórico crítica as na alternative to hegemonic pedagogies]
[La pedagogia histórica crítica como alternativa a las pedagogías hegemónicas]
Resumo: Nossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao...
Ver mais
Resumo: Nossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao obscurantismo beligerante contemporâneo e às teorias pedagógicas que alienam o aluno do conhecimento produzido historicamente pela humanidade para adaptá-lo às volatilidades do mercado de trabalho, serão problematizadas no desenvolvimento do texto com o objetivo de apresentar a necessidade e a atualidade da PHC. Em seguida, apresentaremos possibilidades temáticas que podem auxiliar na construção de uma sequência didática relacionada à disciplina de História para o ensino médio, possibilitando aos alunos a construção da crítica social a partir do processo pedagógico proposto na PHC
Ver menos
Abstract: Our intention in this article is to present the fundamentals of Pedagogia Histórico Crítica (PHC) and explain the reasons that make it a viable pedagogical alternative for teaching History in the classroom. Its foundation in science and in the possibilities of the human subject, against...
Ver mais
Abstract: Our intention in this article is to present the fundamentals of Pedagogia Histórico Crítica (PHC) and explain the reasons that make it a viable pedagogical alternative for teaching History in the classroom. Its foundation in science and in the possibilities of the human subject, against the contemporary belligerent obscurantism and the pedagogical theories that alienate the student from the knowledge historically produced by humanity, to adapt it to the volatilities of the labor market, will be problematized in the development of the text with the objective to present the need and the current situation of the PHC. Then, we will present thematic possibilities that can help in the construction of a didactic sequence related to the discipline of History for high school, enabling students to build social criticism based on the pedagogical process proposed at PHC
Ver menos
Resumen: Nuestra intención en este artículo es presentar los fundamentos de la Pedagogía Histórica Crítica (PHC) y explicar las razones que la convierten en una alternativa pedagógica viable para la enseñanza de la Historia en el aula. Su fundamento en la ciencia y en las posibilidades del sujeto...
Ver mais
Resumen: Nuestra intención en este artículo es presentar los fundamentos de la Pedagogía Histórica Crítica (PHC) y explicar las razones que la convierten en una alternativa pedagógica viable para la enseñanza de la Historia en el aula. Su fundamento en la ciencia y en las posibilidades del sujeto humano, frente al oscurantismo beligerante contemporáneo y las teorías pedagógicas que enajenan al estudiante del conocimiento históricamente producido por la humanidad, para adecuarlo a las volatilidades del mercado laboral, será problematizado en el desarrollo del texto con el objetivo de presentar la necesidad y situación actual de la PHC. Luego, presentaremos posibilidades temáticas que puedan ayudar en la construcción de una secuencia didáctica relacionada con la disciplina de Historia para el bachillerato, que permita a los estudiantes construir la crítica social a partir del proceso pedagógico propuesto en la PHC
Ver menos
Aberto
A pedagogia histórico crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas : possibilidades para o ensino de História em sala de aula
Renan Oliveira de Aguiar, José Claudinei Lombardi
A pedagogia histórico crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas : possibilidades para o ensino de História em sala de aula
Renan Oliveira de Aguiar, José Claudinei Lombardi
Fontes
Educa: revista multidisciplinar em educação (Fonte avulsa) |