Busca de ajuda acadêmica em estudantes de uma instituição de ensino superior militar
Cassia Souza Guerreiro
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G937b
[Academic help-seeking among undergraduate students at a military institution]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (110 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Camila Alves Fior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Ao ingressar no Ensino Superior, o estudante se depara com diversos desafios, como a necessidade de criação de nova rede de relacionamento interpessoal, a (re)adequação das estratégias de estudo e, em alguns casos, a mudança de localização geográfica, o que inclui a separação de seus...
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Resumo: Ao ingressar no Ensino Superior, o estudante se depara com diversos desafios, como a necessidade de criação de nova rede de relacionamento interpessoal, a (re)adequação das estratégias de estudo e, em alguns casos, a mudança de localização geográfica, o que inclui a separação de seus familiares. Nesse processo, em meio à necessidade de adaptações na vida pessoal e relacional, o estudante universitário também precisa lidar com as atividades acadêmicas, necessárias para cumprimento das obrigações estudantis e para o avançar na sua formação. Frente aos diversos obstáculos vivenciados diante dos desafios acadêmicos, observa-se que determinados alunos buscam, de maneira ativa, algum tipo de ajuda, seja por meio dos pares, da instituição ou de profissionais. Em paralelo, outros discentes, que também estão vivendo algum tipo de obstáculo, decidem não procurar por qualquer forma de apoio ou não conseguem solicitar algum tipo de ajuda. Este trabalho enfatizou a busca de ajuda acadêmica como uma estratégia presente no processo de autorregulação da aprendizagem e que pode ser impactada por variáveis institucionais e pessoais Diante deste cenário, o objetivo deste estudo foi descrever e analisar a busca de ajuda acadêmica solicitada por estudantes do ensino superior, bem como compreender a intenção de buscar de ajuda acadêmica ou de evita-la, além da procura pelos suportes formal e informal em função de características pessoais e aspectos institucionais de estudantes. Além disso, o estudo buscou descrever as correlações entre as intenções de buscar e evitar a procura de ajuda com a disposição pela busca pelos suportes formal e informal. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo-correlacional, com uma amostra de 86 estudantes, na faixa etária entre 18 e 31 anos, que frequentam o primeiro e o segundo ano da graduação em Engenharia em uma instituição de ensino superior militar. A coleta de dados foi realizada digitalmente, por meio de um Questionário e da Help-seeking Scale. Os resultados apontaram que a busca de ajuda acadêmica na Instituição é realizada predominantemente junto aos professores e aos colegas. E os motivos principais para a busca de ajuda centralizam-se no auxílio com o processo de aprendizado e com a resolução de demandas burocráticas. No estudo, observou-se que os egressos de escolas públicas têm uma tendência um pouco maior de evitar ajuda quando comparados aos pares que frequentaram escolas particulares. Além disso, os ingressantes, ou seja, os estudantes do primeiro ano, procuram mais ajuda informal em comparação aos alunos do segundo ano. Além disso, verificou-se que os estudantes de segundo ano demonstraram maior tendência a evitarem buscar ajuda em comparação aos estudantes ingressantes no ensino superior. Finalmente, foi registrado que quanto mais velho o estudante, maior é a tendência de buscar ajuda formal, sendo que todas as diferenças anteriormente descritas foram estatisticamente significantes. Os resultados das correlações indicaram relações positivas, fracas e estatisticamente significantes entre a intenção de buscar ajuda e a disposição para buscar auxílio formal de professores, além de sinalizarem que estudantes com maiores disposições de evitarem a busca de ajuda têm intenções reduzidas para recorrerem aos suportes formais da instituição. Com base no estudo realizado, evidenciou-se a relevância do Serviço de Apoio como ferramenta para criação e manutenção de ações específicas para encorajar a busca de ajuda entre estudantes, considerando-a como uma estratégia de autorregulação da aprendizagem
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Abstract: Upon entering undergraduate, students face various challenges, such as the need to create a new interpersonal relationship network, (re)adjust their study format, and, in some cases, relocate geographically, which includes separating from their families. In this process, amidst the need...
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Abstract: Upon entering undergraduate, students face various challenges, such as the need to create a new interpersonal relationship network, (re)adjust their study format, and, in some cases, relocate geographically, which includes separating from their families. In this process, amidst the need for adjustments in personal and relational life, university students also need to deal with the demand for curricular activities, necessary to fulfill academic obligations, prerequisites for passing courses, and advancing their education. Faced with these numerous obstacles, certain students actively seek some type of help, whether through peers, the institution, or professionals. Conversely, other students, who are also experiencing obstacles, either choose not to seek any form of support or are unable to request help. This work emphasized seeking academic help as a strategy present in the process of self-regulated learning, which can be influenced by institutional and personal variables. Given this scenario, the objective of this study was to describe and analyze the academic help-seeking behavior of undergraduate students, as well as to understand the intention to seek or avoid academic help, in addition to the search for formal and informal support based on personal characteristics and institutional aspects of the students. Furthermore, the study aimed to describe the correlations between the intentions to seek and avoid help and the willingness to seek formal and informal support.To this end, a descriptive-correlational study was conducted with a sample of 86 students, aged between 18 and 31, who attend the first and second year of Engineering undergraduate studies at a military undergraduate institution. Data collection was carried out digitally, using a Questionnaire and the Help-seeking Scale. The results indicated that academic help-seeking at the institution is predominantly conducted with teachers and peers. The main reasons for seeking help were centered on assistance with the learning process and resolving bureaucratic demands. The study observed that graduates from public schools tend to avoid help slightly more than those who attended private schools. Additionally, first-year students seek more informal help compared to second-year students. It was also found that second-year students showed a greater tendency to avoid seeking help compared to first-year students entering undergraduate. Finally, it was noted that the older the student, the higher the tendency to seek formal help, with all previously described differences being statistically significant. The correlation results indicated weak but statistically significant positive relationships between the intention to seek help and the willingness to seek formal assistance from teachers, and they also showed that students with higher tendencies to avoid seeking help have reduced intentions to seek formal institutional support. Based on the conducted study, the relevance of the Support Service as a tool for creating and maintaining specific actions to encourage help-seeking among students was highlighted, considering it as a strategy for self-regulated learning
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