Diana Caçadora : uma escultura romana à procura de sua identidade
Margot Palombo Crescenti
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C863d
[Diana the Huntress]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Haroldo Gallo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: A escultura greco-romana Diana é o veículo de estudo desta tese de mestrado. Em 2005 houve um workshop na Casa de Vidro/Instituto Bardi localizada em São Paulo quando um restaurador italiano promoveu a higienização da estátua. A pesquisa nasce deste momento e, no início, fora do ambiente...
Ver mais
Resumo: A escultura greco-romana Diana é o veículo de estudo desta tese de mestrado. Em 2005 houve um workshop na Casa de Vidro/Instituto Bardi localizada em São Paulo quando um restaurador italiano promoveu a higienização da estátua. A pesquisa nasce deste momento e, no início, fora do ambiente acadêmico. O objetivo era traçar o percurso da escultura a partir de alguns documentos que comprovavam sua existência nas coleções de castelos e palácios na Itália e Inglaterra. Mais tarde vinculada ao departamento de Artes da Universidade de Campinas – UNICAMP, este trabalho de mestrado segue com a orientação do Professor Titular de Projeto e Restauro Prof. Haroldo Gallo. A pesquisa passa a abranger o período entre 1550 – data do achamento da escultura em uma coleção em Roma um século antes do que antes se sabia – e 1947 data da compra da escultura Diana no leilão do Castelo de Lowther, em um lote com outros itens que foi mandado ao Brasil e a estátua especificamente ao Instituto Bardi. Entre os assuntos relacionados a este período estão o gosto por coleções na Roma de 1500 assim como a importância dos cardeais, restauradores e artistas no comércio e no colecionismo, não esquecendo a fascinante prática cultural do chamado "Grand Tour" que deu origem a importantes coleções de arte que futuramente formaram acervos de museus como o Museu Britânico. Há questões de complexidade que deverão ser tratadas em futuras investigações como análises físicas para conhecimento de antigos restauros feitos na escultura Diana e os vários tipos mármores utilizados nestas intervenções. Existe uma suspeita sobre resquícios de pigmentos coloridos, o que indica uma grande chance de ela ter sido pintada – como era habitual na cultura greco-romana. Há também a forte probabilidade de ter havido ao lado da estátua um cupido além da surpreendente possibilidade de alguma informação ter sido deixada oculta nas dobras do vestido da escultura. Todos estes dados devem ser levantados e considerados num futuro próximo. Outra questão que merece consideração é uma análise sobre a relação museográfica da escultura em sua atual localização na Casa de Vidro, no entanto, pelo momento este mestrado se restringe a olhar a escultura e sua trajetória de Roma até o leilão que a trouxe ao Brasil
Ver menos
Abstract: The Greco-Roman sculpture Diana is the subject of this master's thesis. In 2005 a workshop was held at the Casa de Vidro/Instituto Bardi in São Paulo when an Italian restorer cleaned the statue. The research was born out of this moment and, at first, took place outside the academic...
Ver mais
Abstract: The Greco-Roman sculpture Diana is the subject of this master's thesis. In 2005 a workshop was held at the Casa de Vidro/Instituto Bardi in São Paulo when an Italian restorer cleaned the statue. The research was born out of this moment and, at first, took place outside the academic environment. The aim was to trace the sculpture's path based on documents proving its existence in the collections of castles and palaces in Italy and England. The study was subsequently linked to the Arts Department at the University of Campinas - UNICAMP, under the supervision of Professor Haroldo Gallo. The research covers the period between 1550 - when the sculpture was found in a collection in Rome a century earlier than previously known - and 1947, when the Diana sculpture was bought at auction at Lowther Castle. The statue was part of a lot of items that were sent to Brazil and ended up in the Bardi Institute. Among the subjects related to this period are the taste for collections in Rome in the 1500s as well as the importance of cardinals, restorers and artists in selling and collecting. The fascinating cultural practice of the so-called "Grand Tour" which gave rise to important art collections in museums such as the British Museum. There are still complicated issues that should be addressed in future investigations, such as physical analysis to find out about ancient restorations made to the Diana sculpture and the various types of marble used in these interventions. There is a hint of remnants of coloured pigments, which indicates a high chance that the statue was painted - as was customary in Greco-Roman culture. There is also a strong probability that there was a Cupid next to the statue, as well as the surprising possibility that some information was left hidden in the folds of the sculpture's dress. All this data should be col lected and considered in the near future. Another issue that deserves consideration is an analysis of the sculpture's museographic relationship in its current location in the Glass House. However, for the time being this master's degree is restricted to examining the sculpture and its journey from Rome to the auction that brought it to Brazil
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Diana Caçadora : uma escultura romana à procura de sua identidade
Margot Palombo Crescenti
Diana Caçadora : uma escultura romana à procura de sua identidade
Margot Palombo Crescenti