Nas dobras do reconhecimento : uma etnografia sobre dinâmicas de reconhecimento da arte e dos artistas haitianos na contemporaneidade
Joanna Lopes da Hora
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP H78n
[In the folds of recognition]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (363 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Omar Ribeiro Thomaz, Benoît Charles Marie Etienne de L’Estoile
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Pensar sobre a arte haitiana – uma gama vasta e diversa de expressões, mas que, não sem controvérsias, adquire notoriedade sobretudo através de designações como naïf, popular ou "arte vodu" – implica adentrar em um terreno de múltiplas vozes e práticas, em uma dobra na qual estão...
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Resumo: Pensar sobre a arte haitiana – uma gama vasta e diversa de expressões, mas que, não sem controvérsias, adquire notoriedade sobretudo através de designações como naïf, popular ou "arte vodu" – implica adentrar em um terreno de múltiplas vozes e práticas, em uma dobra na qual estão permanentemente tensionados contornos identitários e olhares externos. Nesta dissertação, em que me direciono em especial à cena contemporânea, investigo como arte, artistas e mediadores artísticos haitianos trilham seus rumos e são impactados por diferentes formas de reconhecimento e valorização, buscando, com frequência, se desembaraçar de estereótipos historicamente forjados, em processos de construção complexos, e ainda em pleno movimento. Aproximo-me desse universo de modo etnográfico, em estreito diálogo com catálogos de arte haitiana, e recorrendo a três caminhos: conversas com galeristas haitianas, que revelam os lugares das mulheres nesse cenário, enquanto mediadoras e artistas; a observação dos efeitos, em Porto Príncipe, de uma exposição internacional de arte haitiana, ocorrida em Paris; e o acompanhamento da trajetória de um artista. Os dois primeiros permitem visualizar, em uma escala mais ampla, estratégias institucionais, discursivas e editoriais, enquanto o último privilegia uma dimensão mais minuciosa e individual. De modo complementar e contrastivo, essas vias de entrada iluminam zonas e ângulos diferentes do mundo das artes do Haiti atual em suas tensões, formas de colaboração e buscas por reconhecimento e valorização
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Abstract: Thinking about Haitian art – comprised by a vast and diverse range of expressions, but which, not without controversy, becomes known mainly through designations such as naïve art, popular art, or "vodou art" – implies entering a terrain of multiple voices and practices, in a fold in which...
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Abstract: Thinking about Haitian art – comprised by a vast and diverse range of expressions, but which, not without controversy, becomes known mainly through designations such as naïve art, popular art, or "vodou art" – implies entering a terrain of multiple voices and practices, in a fold in which identity contours and external perspectives are permanently in tension. In this dissertation, in which I focus particularly on the contemporary scene, I investigate how Haitian art, artists, and artistic mediators build their paths and are impacted by different forms of recognition and appreciation, often seeking to free themselves from historically forged stereotypes, in complex processes of construction that are still in full motion. I approach this universe ethnographically, in close dialogue with Haitian art catalogs, and through three avenues: conversations with Haitian gallerists, who reveal the places of women in this scenario, as mediators and artists; observing the impact, in Port-au-Prince, of an international exhibition of Haitian art held in Paris; and following the trajectory of one artist. The first two allow us to visualize, on a broader scale, institutional, discursive and editorial strategies, while the last privileges a more detailed and individual dimension. In a complementary and contrastive way, these entryways illuminate different areas and angles of the art world in Haiti today, in its tensions, forms of collaboration, and search for recognition and appreciation
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Thomaz, Omar Ribeiro, 1965-
Orientador
L'Estoile, Benoit de, 1967-
Coorientador
Goyatá, Júlia Vilaça
Avaliador
Joseph, Handerson
Avaliador
Nas dobras do reconhecimento : uma etnografia sobre dinâmicas de reconhecimento da arte e dos artistas haitianos na contemporaneidade
Joanna Lopes da Hora
Nas dobras do reconhecimento : uma etnografia sobre dinâmicas de reconhecimento da arte e dos artistas haitianos na contemporaneidade
Joanna Lopes da Hora