As canções de câmara de Carlos Alberto Pinto Fonseca : aspectos históricos e características composicionais
Angelo José Fernandes
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no VI Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG, 2020
Resumo: O presente artigo é um resumo da palestra de mesmo título, apresentada no VI
Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG. Este trabalho é fruto de uma
ampla investigação que vem sendo realizada pelo grupo de pesquisa Canto: arte, técnica e
pedagogia do Instituto de Artes da... Ver mais
Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG. Este trabalho é fruto de uma
ampla investigação que vem sendo realizada pelo grupo de pesquisa Canto: arte, técnica e
pedagogia do Instituto de Artes da... Ver mais
Resumo: O presente artigo é um resumo da palestra de mesmo título, apresentada no VI
Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG. Este trabalho é fruto de uma
ampla investigação que vem sendo realizada pelo grupo de pesquisa Canto: arte, técnica e
pedagogia do Instituto de Artes da UNICAMP sobre a obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca, por meio de um projeto que, sob nossa liderança, tem como objetivos a edição crítica das partituras, a análise musical e sua performance. Dividido em duas partes, o texto apresenta brevemente características gerais do estilo composicional do maestro com foco no conjunto de suas 19 canções para canto e piano e, na sequência, expõe aspectos de cada uma das peças já editadas e estudadas pelo grupo de pesquisa Ver menos
Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG. Este trabalho é fruto de uma
ampla investigação que vem sendo realizada pelo grupo de pesquisa Canto: arte, técnica e
pedagogia do Instituto de Artes da UNICAMP sobre a obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca, por meio de um projeto que, sob nossa liderança, tem como objetivos a edição crítica das partituras, a análise musical e sua performance. Dividido em duas partes, o texto apresenta brevemente características gerais do estilo composicional do maestro com foco no conjunto de suas 19 canções para canto e piano e, na sequência, expõe aspectos de cada uma das peças já editadas e estudadas pelo grupo de pesquisa Ver menos
Abstract: This paper is a summary of the lecture of the same title, presented at the VI Seminar of Brazilian Song at the UFMG School of Music. This work is fruit of an extensive investigation that has been carried out by the research group Singing: art, technique and pedagogy of the Arts Institute...
Ver mais
Abstract: This paper is a summary of the lecture of the same title, presented at the VI Seminar of Brazilian Song at the UFMG School of Music. This work is fruit of an extensive investigation that has been carried out by the research group Singing: art, technique and pedagogy of the Arts Institute of UNICAMP on the vocal works of Carlos Alberto Pinto Fonseca, through a project that aims at the critical edition of the scores, the musical analysis and its performance. Divided into two parts, the text briefly presents general characteristics of the composer.s style with a focus on the set of his 19 songs for voice and piano and, next, exposes aspects of each of the pieces already edited and studied by the research group.
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://musica.ufmg.br/selominasdesom/?page_id=114
As canções de câmara de Carlos Alberto Pinto Fonseca : aspectos históricos e características composicionais
Angelo José Fernandes
As canções de câmara de Carlos Alberto Pinto Fonseca : aspectos históricos e características composicionais
Angelo José Fernandes