Censura literária infanto-juvenil e lawfare em "tempos democráticos"
Heloísa A. Matos Lins
ARTIGO
Português
[Literary censorship for children and youth and lawfare in "democratic times"]
[Censura literaria para niñes y jóvenes y lawfare en "tiempos democráticos"]
Resumo: O artigo problematiza a agudização de movimentos de censura no Brasil em relação à educação literária para as infâncias e juventudes, destacadamente nas escolas e sobre os processos recentes de oferta e escolha de obras pelo PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático),...
Ver mais
Resumo: O artigo problematiza a agudização de movimentos de censura no Brasil em relação à educação literária para as infâncias e juventudes, destacadamente nas escolas e sobre os processos recentes de oferta e escolha de obras pelo PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), considerando a ascensão das novas direitas transnacionais e suas agendas regressivas no campo da cultura, da educação e dos direitos (lawfare). O manuscrito, de cunho teórico-metodológico cartográfico, exemplifica e analisa algumas das motivações da censura, através de estudos críticos da infância, assim como sobre as extremas direitas políticas e seus impactos sociais/ culturais. O trabalho evidencia o recrudescimento da fragilização do direito humano de crianças, adolescentes e jovens à educação democrática, à informação e à livre participação na vida cultural e artística, como preconizam a Convenção sobre os Direitos das Crianças (Unicef, 1989) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990), enquanto destaca algumas frentes contra hegemônicas de atuação, centralizando o papel e mediações da leitura literária
Ver menos
Abstract: The article problematizes the intensification of censorship movements in Brazil in relation to literary education for children and youth, particularly in schools and on the recent processes of offering and choosing works by the PNLD (National Book and Teaching Material Program),...
Ver mais
Abstract: The article problematizes the intensification of censorship movements in Brazil in relation to literary education for children and youth, particularly in schools and on the recent processes of offering and choosing works by the PNLD (National Book and Teaching Material Program), considering the rise of transnational alt rights and their regressive agendas in the field of culture, education and rights (lawfare). The manuscript, of a cartographic theoretical-methodological nature, exemplifies and analyzes some of the motivations for the censorship, through critical studies of childhood, as well as on alt right-wing politics and their social/cultural impacts. The work highlights the increasing weakening of the human right of children, adolescents and young people to democratic education, information and free participation in cultural and artistic life, as recommended by the Convention on the Rights of the Child (Unicef, 1989) and the Statute of Child and Adolescent (Brazil, 1990), while highlighting some counter-hegemonic fronts of action, centralizing the role and mediations of literary reading
Ver menos
Resumen: El ensayo problematiza la intensificación de los movimientos de censura en Brasil en relación a la educación literaria de niñxs y jóvenes, particularmente en las escuelas y sobre los recientes procesos de oferta y elección de obras por parte del PNLD (Programa Nacional del Libro y Material...
Ver mais
Resumen: El ensayo problematiza la intensificación de los movimientos de censura en Brasil en relación a la educación literaria de niñxs y jóvenes, particularmente en las escuelas y sobre los recientes procesos de oferta y elección de obras por parte del PNLD (Programa Nacional del Libro y Material Didáctico), considerando el surgimiento de nuevas derechas transnacionales y sus agendas regresivas en el campo de la cultura, la educación y los derechos (lawfare). El manuscrito, de carácter teórico-metodológico cartográfico, ejemplifica y analiza algunas de las motivaciones de la censura, a través de estudios críticos sobre la infancia, así como sobre la política de las extremas derechas y sus impactos socioculturales. La obra destaca el creciente debilitamiento del derecho humano de niños, adolescentes y jóvenes a la educación democrática, a la información y a la libre participación en la vida cultural y artística, tal y como recomienda la Convención sobre los Derechos del Niño (Unicef, 1989) y su Estatuto del Niño y del Adolescente (Brasil, 1990), al tiempo que destaca algunos frentes de acción contra hegemónicos, centralizando el papel y las mediaciones de la lectura literaria
Ver menos
Aberto
Censura literária infanto-juvenil e lawfare em "tempos democráticos"
Heloísa A. Matos Lins
Censura literária infanto-juvenil e lawfare em "tempos democráticos"
Heloísa A. Matos Lins
Fontes
Eccos revista científica (Fonte avulsa) |