Narrativas pedagógicas e saberes docentes : movimentos de pesquisaformação
Thais da Costa Motta Rocha, Inês de Souza Ferreira Bragança, Guilherme do Val Toledo Prado
ARTIGO
Português
[Narrativas pedagógicas y conocimiento de los profesores]
[Pedagogical narratives and teachers’ knowledge]
Resumo: O presente artigo tematiza as narrativas pedagógicas escritas por professoras, como possibilidades de construção, partilha e socialização de saberes docentes, em movimentos que envolvem pesquisa e formação de professoras e professores. Toma como aporte teórico-metodológico a abordagem...
Ver mais
Resumo: O presente artigo tematiza as narrativas pedagógicas escritas por professoras, como possibilidades de construção, partilha e socialização de saberes docentes, em movimentos que envolvem pesquisa e formação de professoras e professores. Toma como aporte teórico-metodológico a abordagem narrativa (auto)biográfica, em diálogo com os estudos de Walter Benjamim, Paul Ricoeur e Mikhail Bakhtin. A pesquisa foi desenvolvida no contexto de um curso de extensão, na modalidade de formação continuada, em uma parceria entre universidade e escola, no estado do Rio de Janeiro-Brasil. Os movimentos experienciados em partilha com as professoras participantes favoreceram a reflexão por meio do narrado, na busca de compreensão da própria prática e das concepções que as fundamentam, trazendo importantes contribuições para o campo da formação docente, socializadas por meio de lições. Uma delas diz respeito ao modo pelo qual trabalhamos com as fontes narrativas ao optarmos pela compreensão (com)partilhada dos sentidos formativos ao qual chamamos de cointerpretação. Neste processo, a partir da narrativa primeira da professora, que de acordo com Ricoeur (2007) já está autointerpretada pela mesma, produzimos, em negociação de sentidos, um segundo texto, uma metanarrativa sobre as aprendizagens formativas. Outra lição aprendida é que essa decisão pressupõe uma postura ética e responsiva (Bakhtin, 2012) de horizontalidade epistêmica ao assumirmos a radicalidade de fazermos os movimentos interpretativos de modo colaborativo com as coparticipantes
Ver menos
Resumen: Este trabajo discute las narrativas pedagógicas escritas por profesoras como posibilidades de construcción, intercambio y socialización del conocimiento pedagógico, en movimientos que involucran la investigación y la formación de los profesores. Toma como aporte teórico y metodológico el...
Ver mais
Resumen: Este trabajo discute las narrativas pedagógicas escritas por profesoras como posibilidades de construcción, intercambio y socialización del conocimiento pedagógico, en movimientos que involucran la investigación y la formación de los profesores. Toma como aporte teórico y metodológico el enfoque narrativo (auto)biográfico, en diálogo con los estudios de Walter Benjamin, Paul Ricoeur y Mijaíl Bajtín. La investigación se desarrolló en el contexto de un curso de extensión, en la modalidad de educación continua, en una asociación entre universidad y escuela, en el estado de Río de Janeiro-Brasil. Los movimientos experimentados, al compartir con las profesoras participantes, favorecieron la reflexión a través de lo narrado, en la búsqueda de la comprensión de la propia práctica y de las concepciones que subyacen a ella, aportando importantes contribuciones al campo de la formación docente, socializadas a través de lecciones aprendidas. Una de ellas se refiere a la forma de trabajar con las fuentes narrativas cuando se opta por la comprensión (compartida) de los significados formativos que llamamos cointerpretación. En este proceso, a partir de la primera narrativa de la profesora, que, según Ricoeur (2007), ya es autointerpretada por ella, produjimos un segundo texto, una metanarrativa sobre el aprendizaje formativo. Otra lección aprendida es que esta decisión presupone una postura ética y responsiva (Bajtín, 2012) de horizontalidad epistémica al asumir la radicalidad de realizar movimientos interpretativos de manera colaborativa con los coparticipantes
Ver menos
Abstract: This paper discusses pedagogical narratives written by teachers, as possibilities of construction, sharing, and socialization of teaching knowledge, in movements that involve research and teacher education. It takes as its theoretical and methodological contribution the (auto) biographical...
Ver mais
Abstract: This paper discusses pedagogical narratives written by teachers, as possibilities of construction, sharing, and socialization of teaching knowledge, in movements that involve research and teacher education. It takes as its theoretical and methodological contribution the (auto) biographical narrative approach, in dialogue with Walter Benjamin, Paul Ricoeur and Mikhail Bakhtin. The research was developed in the context of an extension course, as continuing education, in a partnership between university and school, in the state of Rio de Janeiro, Brazil. The movements experienced in sharing with the participating teachers favored reflection by means of what was narrated, in the search for understanding of the practice itself and the conceptions that underlie it, bringing important contributions to the field of teacher training, socialized by means of lessons. One of them concerns the way we work with narrative sources when we opt for the (shared) understanding of the formative meanings which we call cointerpretation. In this process, from the teacher’s first narrative, which according to Ricoeur (2007) is already self-interpreted by the teacher, we produce, through negotiation of meanings, a second text, a metanarrative about the formative learning. Another lesson learned is that this decision presupposes an ethical and responsive posture (Bakhtin, 2012) of epistemic horizontality as we assume the radicality of making interpretative movements in a collaborative way with the co-participants
Ver menos
Aberto
Narrativas pedagógicas e saberes docentes : movimentos de pesquisaformação
Thais da Costa Motta Rocha, Inês de Souza Ferreira Bragança, Guilherme do Val Toledo Prado
Narrativas pedagógicas e saberes docentes : movimentos de pesquisaformação
Thais da Costa Motta Rocha, Inês de Souza Ferreira Bragança, Guilherme do Val Toledo Prado
Fontes
Rutas de formación prácticas y experiencias v. 11, p. 32-42, 2020 |