Jogo "do DNA à proteína" : uma proposta de ensino híbrido gamificado com a utilização do aplicativo CMSP - Centro de Mídias do Estado de São Paulo
Tiago da Silva
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si38j
[Game "from DNA to protein"]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Eduardo Galembeck
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Biologia
Resumo: O propósito deste trabalho é criar uma estratégia de ensino no formato híbrido de forma gamificada que envolva alunos do 2º ano do Ensino Médio utilizando-se de recursos presentes no aplicativo CMSP – Centro de Mídias do Estado de São Paulo, aplicativo criado pela SEDUC – SP (Secretaria de...
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Resumo: O propósito deste trabalho é criar uma estratégia de ensino no formato híbrido de forma gamificada que envolva alunos do 2º ano do Ensino Médio utilizando-se de recursos presentes no aplicativo CMSP – Centro de Mídias do Estado de São Paulo, aplicativo criado pela SEDUC – SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) com o objetivo oferecer aos alunos da rede uma educação mediada por tecnologia, que aborde os conceitos relacionados aos processos envolvidos na síntese de proteínas, passando pelas etapas de transcrição, splicing e tradução. Propomos aqui uma Sequência Didática gamificada, composta de cinco aulas, sendo quatro presenciais e uma de forma remota, online, onde os alunos serão desafiados em uma competição em grupo a passarem pelas principais etapas da Síntese Proteica, com destaque em três momentos principais: 1 - Transcrição e Splicing; 2 - Corrida de tabuleiro "do poro da carioteca ao ribossomo"; 3 - Tradução, com a confecção de um modelo de polipeptídio de papel. Para tanto, criamos um jogo de dois ambientes, um virtual e outro físico, representando o núcleo de uma célula eucariótica e o citoplasma respectivamente, além de produzir um modelo de aminoácidos de papel para montagem de modelos proteicos
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Abstract: The purpose of this work is to create a teaching strategy in the hybrid format in a gamified way that involves 2nd year high school students using resources present in the CMSP application - Centro de Mídias do Estado de São Paulo (São Paulo State Media Center), an application created by...
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Abstract: The purpose of this work is to create a teaching strategy in the hybrid format in a gamified way that involves 2nd year high school students using resources present in the CMSP application - Centro de Mídias do Estado de São Paulo (São Paulo State Media Center), an application created by SEDUC - SP (São Paulo State Department of Education) with the aim of offering students in the network a technology-mediated education that addresses concepts related to the processes involved in protein synthesis, going through the stages of transcription, splicing and translation. Here we propose a gamified Didactic Sequence, made up of five lessons, four in person and one remotely, online, where students will be challenged in a group competition to go through the main stages of Protein Synthesis, with emphasis on three main moments: 1 - Transcription and Splicing; 2 - Board race "from the pore of the karyote to the ribosome"; 3 - Translation, with the making of a paper polypeptide model. To this end, we created a game with two environments, one virtual and the other physical, representing the nucleus of a eukaryotic cell and the cytoplasm respectively, as well as producing a paper model of amino acids for assembling protein models
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Aberto
Jogo "do DNA à proteína" : uma proposta de ensino híbrido gamificado com a utilização do aplicativo CMSP - Centro de Mídias do Estado de São Paulo
Tiago da Silva
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