Catimbó Zen : existências compartilhadas - uma filha da folha e os Exus Zambarado e Calunga da Calunga Grande em arte, clínica, educação, alegria e cura
Alcidéia Margareth Rocha Trancoso
TESE
Português
T/UNICAMP T686c
[Zen Catimbó]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (323 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Alik Wunder
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: Essa pesquisa é uma oficina híbrida aberta que abriga uma tese de doutorado em educação pela Unicamp/FE, na linha 8: linguagem e arte em educação, experimentando levar a sério o que agencia o exercício de pensamento, método e produção de vida e conhecimento em exu e em deleuze&guattari: o...
Ver mais
Resumo: Essa pesquisa é uma oficina híbrida aberta que abriga uma tese de doutorado em educação pela Unicamp/FE, na linha 8: linguagem e arte em educação, experimentando levar a sério o que agencia o exercício de pensamento, método e produção de vida e conhecimento em exu e em deleuze&guattari: o cromatismo generalizado e suas espantosas e incômodas encruzas transdisciplinares. um cromatismo generalizado que é o polímata e exaustivo paradigma da terra. nele, gaia é um território artístico, a partir da floresta como usina de lisergias e delírios. nele, a movimentação do movimento é a pulsão filosófica de exu, a partir de amplos devires que nos espelham e nos esperam. gaia, exu e sofia [como os cartógrafos de suely rolnik] trabalham com tudo que está ao alcance para produzir existências compartilhadas que perseverem a vida. aqui, os compartilhamentos são com a old [ontologia lisérgica em devir] déa trancoso, um estar gaiano cuja aventura é reativar o que deleuze chama de elo entre o humano e o mundo. a peripécia, então, é gerar pensamento como arte, clínica, educação, alegria e cura. filosofia como política, produção e remédio. guattari pergunta como sairemos disso que fraturou o elo entre as humanidades e o mundo. por onde ouvir? por onde ver? no ofertório dos exus zambarado e calunga da calunga grande, há o catimbó zen, uma ecologia de práticas que ativam a possibilidade de restituir nossa crença novamente naquilo que nos acontece, propondo modos corporificados de [re]inventar a graça como necessidade soberana [mental, política, social e espiritual], o desejo de ana godinho gil. é uma crença religiosa? não. acreditar, aqui, é acreditar no elo entre a cabeça e o corpo e entre o corpo e a produção de brechas. aqui, como em deleuze&guattari e godinho gil, o sujeito é o próprio elo [a brecha]. mas, a tarefa, à primeira vista óbvia e simples, é árdua e não acaba nunca. estamos entre as ruínas de uma terra arrasada pelo hipercapitalismo. a guerra contra a natureza empreendida pelas máquinas capitais é o elo rompido e já é mais catastrófica do que quaisquer outras tragédias. a devastação segue estilhaçando o elo: matando, interrompendo e depauperando o nascimento [e a duração] de vitalidades odaras criativas e produtoras. a pergunta de guattari se atualiza em emergência: como escapar? como advogar a vida? como advogar a vida no campo da educação? como criar um cotidiano de clínicas heterogênas [como pede godinho gil] para colocar em funcionamento as tais partes melhores de nós, ativando-as em grandes atos coletivos [como pede guattari]? a metodologia das sutilezas pode ser um dispositivo mais corriqueiro para pesquisas em ciências humanas e sociais como pede giorgio agamben? como viver e produzir conhecimento a partir desse postulado que atravessa o pensamento imanente [desde antes de spinoza] e vira premissa da ética ecosófica guattariana: a cabeça colada no corpo e o corpo colado no mundo? como cantar e dançar por entre ruínas? talvez, devamos começar [segundo ailton krenak e o catimbó zen] manufaturando um corpo taru andé radicalmente vivo para refazer a amizade com a terra, o verdadeiro sujeito
Ver menos
Abstract: This research is an open hybrid workshop that hosts a doctoral thesis in education by Unicamp/FE, in line 8: language and art in education, experimenting with taking seriously what drives the exercise of thought, method, and the production of life and knowledge in èsù and in...
Ver mais
Abstract: This research is an open hybrid workshop that hosts a doctoral thesis in education by Unicamp/FE, in line 8: language and art in education, experimenting with taking seriously what drives the exercise of thought, method, and the production of life and knowledge in èsù and in deleuze&guattari: generalized chromatism and its astonishing and uncomfortable transdisciplinary intersections. a generalized chromatism that is the polymathic and tiresome paradigm of the earth. in it, gaia is an artistic territory, stemming from the forest as a factory of both lysergy and delirium. in it, the moving of movement itself is èsù's philosophical drive, based on broad becomings [devenir] that mirror and await us. gaia, èsù and sofia [as the cartographers of suely rolnik] work with everything within reach to produce shared existences that persevere life. here, the sharings are with the old [lisergic ontology in becoming] déa trancoso, a gaian mode whose adventure is to reactivate what deleuze calls the link between what is human and the world. the adventure, then, is to generate thought as art, clinic, education, joy and healing. guattari asks how will we get out of this that fractured the link between the humanities and the world. from where to listen? here to see? in the exuberant offertory of the "exus" "zambarado" and "calunga da calunga grande" there is "zen catimbó" as a set of practices that activate the possibility of restoring our belief again in what happens to us, as desires the organless body of deleuze&guattari: proposing embodied ways of [re]inventing grace as a sovereign necessity [mental, social and political] as ana godinho gil desires. is it a religious belief? no. to believe, here, is to believe in the link between the head and the body and between the body and the production of gaps. here, as in deleuze&guattari and godinho gil, the subject is the very link. but the task, at first glance obvious and simple, is arduous and never-ending. we are amidst the ruins of a land ravaged by hypercapitalism. the war against nature undertaken by capital machines is the broken link and is already more catastrophic than any other tragedies. devastation continues to shatter the link: killing, interrupting and impoverishing the birth [and duration] of creative, productive and "odaran" vitalities. guattari's question is updated in an emergency: how to escape? how to advocate for life? how to advocate for life in the field of education? how to create an everyday life of heterogeneous clinics [as godinho gil asks] to set in motion the best parts of us, activating them in large collective acts [as guattari asks]? can the methodology of subtleties be a more commonplace device for research in human and social sciences as giorgio agamben asks? how to live and produce knowledge from this postulate that runs through immanent thought [since before spinoza] and becomes a premise of guattarian ecosophic ethics: the head linked to the body and the body linked to the world? how to sing and dance amidst ruins? perhaps we should start [according to ailton krenak and "zen catimbó"] by manufacturing a radically alive "taru andé" body to remake friendship with the earth, the true subject
Ver menos
Aberto
Catimbó Zen : existências compartilhadas - uma filha da folha e os Exus Zambarado e Calunga da Calunga Grande em arte, clínica, educação, alegria e cura
Alcidéia Margareth Rocha Trancoso
Catimbó Zen : existências compartilhadas - uma filha da folha e os Exus Zambarado e Calunga da Calunga Grande em arte, clínica, educação, alegria e cura
Alcidéia Margareth Rocha Trancoso