Nos caminhos do imprevisível : dançar utopias com as crianças nos entre espaços da escola
Barbara Silva Schil de Souza
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sch32n
[On the parts os unpredicatable ]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Maria Rodriguez Costas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: Esta pesquisa de caráter prático-teórica aborda um processo criativo em dança com uma turma de crianças no espaço aberto da Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima em São Paulo - SP, a partir da investigação de procedimentos artístico-pedagógicos experienciados como performer na obra "Breves...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa de caráter prático-teórica aborda um processo criativo em dança com uma turma de crianças no espaço aberto da Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima em São Paulo - SP, a partir da investigação de procedimentos artístico-pedagógicos experienciados como performer na obra "Breves Partituras Para Muitas Calçadas", criada no ano de 2016, com o grupo de dança contemporânea Lagartixa na Janela. Esse grupo formou-se no ano de 2010 sob a direção da artista e professora de dança Uxa Xavier e tem como centro de suas investigações a dança para e com as infâncias no espaço aberto e público. Identificado com a arte relacional, o Lagartixa na Janela construiu todas as suas obras de modo a receber a participação das crianças durante o compartilhamento artístico. A escolha pela obra "Breves Partituras Para Muitas Calçadas" em específico, se deu devido ao questionamento que esta obra suscitou sobre a presença e participação das crianças no espaço público da cidade. Estas indagações foram transpostas para o contexto da Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, a fim de investigar como as crianças participam dos espaços abertos desta escola e, como através de suas brincadeiras e movimentações subvertem o uso funcional destes espaços reconfigurando outras estéticas. No processo desta pesquisa de campo em específico, foram encontrados três conceitos-chave considerados importantes para se refletir sobre o ensino e criação de dança com crianças em uma perspectiva relacional: participação, espaço "entre" e vitalidade. A partir deles foi possível vislumbrar a possibilidade de uma dança feita por crianças com o espaço da escola como manifestação potente na elaboração de outras estéticas escolares
Ver menos
Abstract: This practical-theoretical research addresses a creative process in dance with a group of children in the open space of the Brigadeiro Faria Lima State School in São Paulo - SP, based on the investigation of artistic pedagogical procedures experienced as a performer in the work "Breves...
Ver mais
Abstract: This practical-theoretical research addresses a creative process in dance with a group of children in the open space of the Brigadeiro Faria Lima State School in São Paulo - SP, based on the investigation of artistic pedagogical procedures experienced as a performer in the work "Breves Partituras Para Muitas Calçadas", created in 2016, with the contemporary dance group Lagartixa na Janela. This group was formed in 2010 under the direction of the artist and dance teacher Uxa Xavier and its research focuses on dance for and with children in open and public spaces. Identified with relational art, Lagartixa na Janela built all its works in order to receive the participation of children during artistic sharing. The choice for the work "Breves Partituras Para Muitas Calçadas" in particular, was due to the questioning that this work raised about the presence and participation of children in the city's public space. These questions were transposed to the context of the Brigadeiro Faria Lima State School, in order to investigate how children participate in the open spaces of this school and how, through their games and movements, they subvert the functional use of these spaces, reconfiguring other aesthetics. In the process of this specific field research, three key concepts considered important to reflect on teaching and creating dance with children from a relational perspective were found: participation, space "in between" and vitality. From them it was possible to glimpse the possibility of a dance performed by children within the school space as a powerful manifestation in the creation of others school aesthetics
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Nos caminhos do imprevisível : dançar utopias com as crianças nos entre espaços da escola
Barbara Silva Schil de Souza
Nos caminhos do imprevisível : dançar utopias com as crianças nos entre espaços da escola
Barbara Silva Schil de Souza