#Redacaoenem : o ensino de escrita via Instagram
Robson Rodrigues Navas
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP N228r
[#Redacaoenem]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (128 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar os designs disponíveis a usuários do Instagram em páginas que visam a instruir candidatos-seguidores para a realização da prova de redação do Enem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que se insere na área de Linguística...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar os designs disponíveis a usuários do Instagram em páginas que visam a instruir candidatos-seguidores para a realização da prova de redação do Enem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que se insere na área de Linguística Aplicada e tem como corpus de pesquisa publicações de quatro páginas públicas do Instagram, cujo foco principal é o ensino de escrita para o Exame. A seleção de dados foi realizada a partir de um recorte temporal entre julho de 2022 a junho de 2023 e, após categorização temática de cada uma das 1327 publicações, analisaram-se as últimas postagens do trecho de tempo da pesquisa pertencentes a cinco classes temáticas: análise de redações, gramática, temas para treino, modelos prontos e projetos de texto. As análises dessas treze publicações, portanto, foram subsidiadas pelas categorias de análise de design, propostas por Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020): referência, diálogo, situação, estrutura e intenção. Com estes dados, buscamos analisar quais categorias de design estavam disponíveis nestas páginas para que os candidatos-seguidores pudessem delas fazer uso na escrita de redação do Exame, a partir da perspectiva do design e da Pedagogia dos Multiletramentos (New London Group, 1996), do ensino mediado por mídias digitais e da teoria do ensino de escrita. Os resultados mostram que muitos designs de diferentes temas estão disponíveis na plataforma, mas, muitas vezes, são limitados pelo viés mercadológico, que caracteriza as mídias sociais, além de não utilizarem plenamente os recursos do Instagram, plataforma multimodal, para produção de significados multiletrados
Ver menos
Abstract: This dissertation aims to investigate the designs available to Instagram users on pages that aim to instruct candidate-followers for the written text that composes Enem (the mandatory national exam for high school students in Brazil) essay test. This is a qualitative documentary research...
Ver mais
Abstract: This dissertation aims to investigate the designs available to Instagram users on pages that aim to instruct candidate-followers for the written text that composes Enem (the mandatory national exam for high school students in Brazil) essay test. This is a qualitative documentary research that is in line with the field of Applied Linguistics and uses as its corpus publications from four public Instagram pages whose main focus is teaching writing for the exam. The data was selected from a time frame between July 2022 and June 2023 and, after thematically categorizing each of the 1,327 posts, the last posts in the research time frame in five categories were analysed: writing analysis, grammar, practice topics, ready-made templates and text project. The analysis of the thirteen posts was based on the design analysis categories proposed by Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020): reference, dialogue, situation, structure and intention. With this data, we sought to analyze which design categories were available on these pages so that candidate-followers could make use of them when writing the Exam, from the perspective of design and the Pedagogy of Multiliteracies (New London Group, 1996), teaching mediated by digital media and the theory of teaching writing. The results show that many designs with different themes are available on the platform, but they are often limited by the marketing bias that characterizes social media, as well as by not making full use of the resources of Instagram, a Multimodal platform, for the production of multiliterate meanings
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
#Redacaoenem : o ensino de escrita via Instagram
Robson Rodrigues Navas
#Redacaoenem : o ensino de escrita via Instagram
Robson Rodrigues Navas