Jornalismo literário, humanização e polifonia : perfis da música erudita em piauí
Mateus Yuri Passos
ARTIGO
Português
[Literary journalism, humanization and polyhphony]
Resumo: Reportagens sobre música clássica, ou erudita, tendem a ser reverentes, laudatórias – principalmente por conta do pedestal cultural em que é comumente colocada, que provém parcialmentede uma postura hegemônica da cultura europeia, a qual resulta também num rebaixamento de outras...
Ver mais
Resumo: Reportagens sobre música clássica, ou erudita, tendem a ser reverentes, laudatórias – principalmente por conta do pedestal cultural em que é comumente colocada, que provém parcialmentede uma postura hegemônica da cultura europeia, a qual resulta também num rebaixamento de outras manifestações culturais. Assim, é interessante quando surgem narrativas jornalísticas que se propõem a desafiar essa visão e, por meio de procedimentos diversos, aproximar o público em geral da música erudita. Este artigo discute a abordagem do tema em três reportagens narrativas publicadas em piauí: "Pérolas aos poucos", "Criador e criatura" e "Fantasia para piano". A partir dos conceitos de dialogismo, polifonia e discurso não-oficial de Mikhail Bakthin, parte-se da hipótese de que o jornalismo literário, ao buscar vozes e pontos de vista diferenciados, deve apresentar uma visão não-hegemônica acerca dos temas de que trata. Identifica-se essa prática nas referidas reportagens, nas quais política e ideologia do cotidiano somam-se ao cenário da música erudita, de modo a se traçar um perfil humanizado, ou não-estereotipado, dos personagens retratados
Ver menos
Ver menos
Abstract: The covering of classical music is usually reverential - especially because of the ivory tower in which it is placed, which is in part a consequence of the hegemonic position of European culture that also results in the undervaluing of other cultural expressions. Thus, it its worthy of...
Ver mais
Abstract: The covering of classical music is usually reverential - especially because of the ivory tower in which it is placed, which is in part a consequence of the hegemonic position of European culture that also results in the undervaluing of other cultural expressions. Thus, it its worthy of note when journalistic narratives appear that are willing to defy such stances and, through several means, to approximate classical music for the general public. This paper discusses the covering of classical music by the piauí magazine through three narrative pieces: "Pearls before breakfast", "Creator and creature" and "Fantasia for piano". Based on three concepts by Mikhail Bakhtin - dialogism, polyphony and non-official discourse -, this paper hypothe-sizes that literary journalism, by looking for different voices and points of view, must present a non-hegemonic vision about the subjects reported. Such element has been identified in the featured reportages, in which politics and the quotidian ideology get together in the classical music scenery, which allows for the production of humanized or non-stereotyped profiles of the characters depicted
Ver menos
Aberto
Jornalismo literário, humanização e polifonia : perfis da música erudita em piauí
Mateus Yuri Passos
Jornalismo literário, humanização e polifonia : perfis da música erudita em piauí
Mateus Yuri Passos
Fontes
Revista de estudos da comunicação (Fonte avulsa) |