Missa afro-brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca : aspectos históricos, musicais e relato de experiência de gravação
Angelo José Fernandes, Andrew Aleixo Marinho, Leandro Augusto Cavini
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no evento XXV Congresso Nacional da ABEM, no ano de 2021
Resumo: O presente trabalho tem como foco a Missa Afro-Brasileira (de Batuque e
Acalanto) do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Inicialmente são
apresentados breves aspectos históricos da vida do compositor que envolvem a composição da obra, com base em uma investigação ... Ver mais
Acalanto) do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Inicialmente são
apresentados breves aspectos históricos da vida do compositor que envolvem a composição da obra, com base em uma investigação ... Ver mais
Resumo: O presente trabalho tem como foco a Missa Afro-Brasileira (de Batuque e
Acalanto) do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Inicialmente são
apresentados breves aspectos históricos da vida do compositor que envolvem a composição da obra, com base em uma investigação bibliográfica. Na sequência, o texto apresenta características textuais e musicais centrais da obra, como síntese de uma ampla análise realizada pelos autores. Na apresentação dessas características são abordados: o tratamento dado ao texto, a utilização de motivos, a exploração de diferentes texturas e o materialmelódico-harmônico. Por fim, o trabalho apresenta um relato reflexivo a respeito da preparação do Coro Contemporâneo de Campinas para a gravação da obra em CD Ver menos
Acalanto) do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Inicialmente são
apresentados breves aspectos históricos da vida do compositor que envolvem a composição da obra, com base em uma investigação bibliográfica. Na sequência, o texto apresenta características textuais e musicais centrais da obra, como síntese de uma ampla análise realizada pelos autores. Na apresentação dessas características são abordados: o tratamento dado ao texto, a utilização de motivos, a exploração de diferentes texturas e o materialmelódico-harmônico. Por fim, o trabalho apresenta um relato reflexivo a respeito da preparação do Coro Contemporâneo de Campinas para a gravação da obra em CD Ver menos
Aberto
Texto completo: https://abem.mus.br/anais-congresso/v4/
Missa afro-brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca : aspectos históricos, musicais e relato de experiência de gravação
Angelo José Fernandes, Andrew Aleixo Marinho, Leandro Augusto Cavini
Missa afro-brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca : aspectos históricos, musicais e relato de experiência de gravação
Angelo José Fernandes, Andrew Aleixo Marinho, Leandro Augusto Cavini