Cavalos livres e aprisionados de Leonora Carrington [recurso eletrônico] : uma análise da pintura Autorretrato e do conto A dama oval
Luiza Batista Melo da Silva
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (49 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mario Luiz Frungillo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar a pintura Autorretrato (1938) e o conto A dama oval, de Leonora Carrington. Em termos metodológicos, analisamos a pintura por meio da semiótica greimasiana (ou francesa), relacionando o plano do conteúdo e o plano da expressão. Utilizamos o...
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Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar a pintura Autorretrato (1938) e o conto A dama oval, de Leonora Carrington. Em termos metodológicos, analisamos a pintura por meio da semiótica greimasiana (ou francesa), relacionando o plano do conteúdo e o plano da expressão. Utilizamos o nível discursivo e o nível fundamental no plano do conteúdo, enquanto no plano da expressão usamos as categorias apresentadas pela semiótica plástica (ou visual) de categorias cromática, topológica e eidética, e ao correlacionar os dois planos foram evidenciadas relações semissimbólicas que contribuem para a construção de sentidos. Para a análise do conto examinamos a representação do cavalo, com ênfase no animal como uma figura livre e aprisionada (ou domesticada), com o arcabouço teórico de Silviano Santiago, Jean Chevalier, Mário Praz entre outros. A combinação das duas metodologias oferece uma abordagem multifacetada, a qual permite uma exploração para intersecção entre elas. Concluímos,
portanto, que tais abordagens se mostraram produtivas na apreensão de ambas as obras Ver menos
portanto, que tais abordagens se mostraram produtivas na apreensão de ambas as obras Ver menos
Abstract: This monograph aims to analyze the painting Self-Portrait (1938) and the short story The Oval Lady, by Leonora Carrington. The methodology for analyzing painting is Greimasian (or French) semiotics, relating the content plane and the expression plane. We apply the discursive level and the...
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Abstract: This monograph aims to analyze the painting Self-Portrait (1938) and the short story The Oval Lady, by Leonora Carrington. The methodology for analyzing painting is Greimasian (or French) semiotics, relating the content plane and the expression plane. We apply the discursive level and the fundamental level in the content plane, while in the expression plane we use the categories presented by plastic (or visual) semiotics of chromatic, topological and eidetic categories. The correlating in the two planes, semisymbolic relationships were evidenced that contribute to the construction of meanings. The short story was analyzed through the representation of the horse, with an emphasis on the animal as a free and imprisoned (or domesticated) figure, with the theoretical framework of Silviano Santiago, Jean Chevalier, Mário Praz, among others. The combination of the two methodologies offers a multifaceted approach, which allows an exploration of the intersection between them. We conclude, therefore, that such approaches proved productive in the understanding of both
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Cavalos livres e aprisionados de Leonora Carrington [recurso eletrônico] : uma análise da pintura Autorretrato e do conto A dama oval
Luiza Batista Melo da Silva
Cavalos livres e aprisionados de Leonora Carrington [recurso eletrônico] : uma análise da pintura Autorretrato e do conto A dama oval
Luiza Batista Melo da Silva