Multi/novos letramentos em ambiente digital : uma análise do Google Search Education
Cláudia Gomes, Petrilson Alan Pinheiro
ARTIGO
Português
[Multi/New literacies in the digital environment]
Agradecimentos: Este artigo é resultado de pesquisa financiada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
Resumo: Este artigo objetiva analisar o conteúdo relativo ao Google Search Education – material digital de cunho pedagógico –, tendo em vista a possibilidade de publicação e republicação de informações por qualquer usuário da web e o uso de ferramentas e estratégias de busca na internet, um dos...
Ver mais
Resumo: Este artigo objetiva analisar o conteúdo relativo ao Google Search Education – material digital de cunho pedagógico –, tendo em vista a possibilidade de publicação e republicação de informações por qualquer usuário da web e o uso de ferramentas e estratégias de busca na internet, um dos aspectos da leitura em ambiente digital. Como aporte teórico, este trabalho se baseia nos estudos dos novos e multiletramentos, relacionando as quatro dimensões do New London Group (1996) – Prática Situada, Instrução Explícita, Concepção Crítica e Prática Transformada – aos processos de conhecimento Experienciando, Conceitualizando, Analisando e Aplicando, propostos por Kalantzis & Cope (2011). O Google Search Education consiste em cinco Planos de Aula que tratam do uso de operadores, filtros, fontes, páginas e tipos de arquivo para viabilizar escolhas de termos apropriados, compreensão e análise de resultados e avaliação crítica de conteúdos de pesquisa. Este conteúdo foi descrito e analisado de acordo com a categorização adotada, considerando seu potencial para a pesquisa online. Em caráter complementar ao apresentado no material digital, apresenta-se uma proposta de atividade com vistas a contemplar a Prática Transformada, a fim de que os alunos possam transitar por todas as dimensões idealizadas pela teoria dos multiletramentos
Ver menos
Abstract: The objective of this paper this to analyze contents of Google Search Education - a digital pedagogical material -, in view of the current possibility of information publication and sharing by any user on the web as well as the use of tools and search strategies on the internet, one of the...
Ver mais
Abstract: The objective of this paper this to analyze contents of Google Search Education - a digital pedagogical material -, in view of the current possibility of information publication and sharing by any user on the web as well as the use of tools and search strategies on the internet, one of the key aspects of reading in a digital environment. As for the theoretical basis, this work deals with the New/Multiliteracies studies, by relating the four "How" dimensions proposed by the New London Group (1996) - Situated practice, Overt instruction, Critical framing, and Transformed practice - to the knowledge processes of Cope & Kalantzis (2011) - Experiencing, Conceptualizing, Analyzing, and Applying. Google Search Education consists of five class plans which deal with the use of search operators, filters, fonts, pages and types of files to enable choices of appropriate terms, comprehension and analysis of results, and critical assessment of search contents. Such digital material is described and analyzed by taking into consideration its online research potential. Complementarily to Google Search Education; this paper also contains an activity proposal to comprehend Transformed practice, in order that students might move between all the dimensions idealized by the Pedagogy of Multiliteracies
Ver menos
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES
Aberto
Texto completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/406
Multi/novos letramentos em ambiente digital : uma análise do Google Search Education
Cláudia Gomes, Petrilson Alan Pinheiro
Multi/novos letramentos em ambiente digital : uma análise do Google Search Education
Cláudia Gomes, Petrilson Alan Pinheiro
Fontes
Revista do Gel (Fonte avulsa) |