Imaginar a queda, dançar a gravidade : percursos para uma vídeo-dança-instalação
Lígia Villaron Pires
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V713i
[Imagining the fall, dancing the gravity]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (139 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cesar Augusto Baio Santos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma investigação teórico-prática que adota a queda enquanto um operador conceitual e poético frente a um mundo em crise. Apesar da inevitabilidade da queda, é possível escolher como cairemos. Tendo isso em vista, a pesquisa busca lançar reflexões para tecer...
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Resumo: Esta dissertação é resultado de uma investigação teórico-prática que adota a queda enquanto um operador conceitual e poético frente a um mundo em crise. Apesar da inevitabilidade da queda, é possível escolher como cairemos. Tendo isso em vista, a pesquisa busca lançar reflexões para tecer propostas de reorganização do corpo para cair, o que se dá nas esferas dos saberes e dos fazeres. Dos saberes, ao trazer para o diálogo pensadores cujas ideias desviam do eixo de pensamento ocidental para se pensar a crise social e climática que vivemos na atualidade, assim como a tecnologia, o corpo, a arte, a imagem e a própria queda. Dos fazeres, através da reflexão de caminhos poéticos para outras formas de cair, se ancorando em obras e artistas que trabalharam tal questão a partir do campo da dança, da performance e da imagem; e do compartilhamento do processo criativo da vídeo-dança-instalação Projeções para quedas (2024). Assumindo o ato de cair enquanto princípio teórico, poético e de movimento, o projeto se empenhou em articular corpo, imagem e espaço para a criação de uma obra híbrida
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Abstract: This thesis results from a theoretical-practical investigation that adopts the fall as a conceptual and poetic approach to a world in crisis. Despite the inevitability of falling, choosing how we fall is possible. Given this, the research aims to bring out reflections to draw up proposals...
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Abstract: This thesis results from a theoretical-practical investigation that adopts the fall as a conceptual and poetic approach to a world in crisis. Despite the inevitability of falling, choosing how we fall is possible. Given this, the research aims to bring out reflections to draw up proposals for reorganizing the body for falling, encompassing both knowledge and practice spheres. In terms of knowledge, the study engages with thinkers whose ideas deviate from the Western axis of thought, to contemplate the current social and climate crisis, technology, the body, art, the image, and the fall itself. In terms of practice, it reflects on poetic paths for other ways of falling, grounded in works and artists who have worked on this matter from the fields of dance, performance, and image; and shares the creative process of the video-dance-installation Projeções para quedas [Projections for falls] (2024). By adopting the act of falling as a principle of thought, poetics, and movement, the project endeavors to articulate body, image, and space to create a hybrid artwork
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