Construção e aplicabilidade de um atlas neuroanatômico para estudantes da área da saúde : um guia prático para neurociências
Giuliano Roberto Gonçalves
TESE
Português
T/UNICAMP G586c
[Construction and applicability of a neuroanatomic atlas for healthcare students]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (171 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Enrico Ghizoni
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: A neuroanatomia, em sua face de ensino/educação também está inserida no advento da inovação e tecnologia. Entre as estratégias de ensino estão as ferramentas e-learning. O Atlas de Neuroanatomia vem como uma ferramenta digital a ser utilizada para estimular os estudantes dentro e fora do...
Ver mais
Resumo: A neuroanatomia, em sua face de ensino/educação também está inserida no advento da inovação e tecnologia. Entre as estratégias de ensino estão as ferramentas e-learning. O Atlas de Neuroanatomia vem como uma ferramenta digital a ser utilizada para estimular os estudantes dentro e fora do ambiente laboratorial. Construído digitalmente, baseando-se em princípios de Technology-Enhanced Learning (TEL), o material didático contém imagens neuroanatômicas reais em alta resolução 2D e 3D, proporcionando uma melhor visualização das estruturas quanto a relação de profundidade e realismo, atraindo a atenção do estudante para um estudo mais interessante. O Atlas é composto por 240 páginas, estruturado em 17 capítulos e 01 apêndice de exercícios. Após a construção do Atlas de Neuroanatomia os autores propuseram a utilização prática deste material, sendo avaliado previamente por uma junta de docentes de neuroanatomia autônomos e sem conflito de interesses. O público-alvo deste estudo contou com estudantes (n=117) do terceiro ano de graduação em medicina, que cursavam a disciplina de neuroanatomia, em dois campus diferentes numa instituição privada no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Com o objetivo de verificar as opiniões, a aceitabilidade e usabilidade do Atlas, realizou-se coletas de dados através de questionários online. Os participantes, após serem informados e esclarecidos sobre a temática do estudo, eticamente aceitaram a responder os formulários estruturados, que estão organizados para caracterização da amostra, e em seguida, 03 etapas com questionários distintos: 01, em formato binário; 02, em padrão Likert e 03, em respostas livres discursivas. A análise estatística dos dados obtidos foi realizada de forma descritiva simples, com variáveis apresentadas através de frequências relativas (percentuais/%) e de frequências absolutas (N). Os resultados foram analisados utilizando o software estatístico SPSS-20. Para verificar a confiabilidade do questionário em padrão Likert, foi aplicado a metodologia Alpha-Conbrack, obtendo a confiabilidade dos resultados de 0,867, sendo representado como confiabilidade alta, apresentando valor entre 0,75 < ? ? 0,90. Após analisar as opiniões dos participantes, verificou-se que o uso prático do Atlas, mostrou-se um recurso atrativo aos estudantes, proporcionando oportunidades de assumirem uma função ativa nos estudos, destacando o papel de protagonismo no processo de aprendizagem em sua própria formação acadêmica. A boa receptividade deste material didático como uso complementar na disciplina de neuroanatomia, provocam otimismo, ao se analisar as declarações positivas nos questionários em texto-livre, onde os estudantes ponderam de maneira afável o estudo da neuroanatomia com o uso do Atlas. Assim, ao se refletir sobre o impacto positivo causado na afetividade vinculada a neuroanatomia, podemos ver isso com otimismo, pois na literatura a neuroanatomia é apontada como a grande "vilã" e causadora na percepção de neurofobia. Também, compartilhamos uma sequência metodológica simples para a construção de materiais didáticos de baixo custo, como um livro atlas anatômico, cooperando com mais uma ferramenta de estratégias pedagógicas aos pares docentes. Mais estudos com diferentes ambientes educacionais, com maior volume de participantes podem ser capazes de fornecer novas informações sobre as influências dos recursos Technology-Enhanced Learning-TEL sobre a percepção dos estudantes durante os estudos cotidianos em neuroanatomia
Ver menos
Abstract: Neuroanatomy, in its teaching/education aspect, is also part of the advent of innovation and technology. Among the teaching strategies are e-learning tools. The Neuroanatomy Atlas is a digital tool to be used to stimulate students both inside and outside the laboratory environment. Built...
Ver mais
Abstract: Neuroanatomy, in its teaching/education aspect, is also part of the advent of innovation and technology. Among the teaching strategies are e-learning tools. The Neuroanatomy Atlas is a digital tool to be used to stimulate students both inside and outside the laboratory environment. Built digitally, based on Technology-Enhanced Learning (TEL) principles, the teaching material contains real neuroanatomical images in high 2D and 3D resolution, providing a better visualization of the structures in terms of depth and realism, attracting the student's attention for a more interesting study. The Atlas consists of 240 pages, structured into 17 chapters and 01 appendix of exercises. After constructing the Neuroanatomy Atlas, the authors proposed the practical use of this material, which was previously evaluated by a board of autonomous neuroanatomy teachers with no conflict of interest. The target audience for this study was third-year medical students (n=117) taking the neuroanatomy course on two different campuses at a private institution in the interior of the state of São Paulo, Brazil. In order to verify the opinions, acceptability and usability of the Atlas, data was collected using online questionnaires. The participants, after being informed and clarified on the subject of the study, ethically agreed to answer the structured forms, which are organized to characterize the sample, and then 03 stages with different questionnaires: 01, in binary format; 02, in Likert pattern and 03, in free discursive answers. The statistical analysis of the data obtained was carried out in a simple descriptive manner, with variables presented through relative frequencies (percentages/%) and absolute frequencies (N). The results were analyzed using SPSS-20 statistical software. To check the reliability of the Likert questionnaire, the Alpha-Conbrack methodology was applied, and the reliability of the results was 0.867, representing high reliability, with a value between 0.75 < ? ? 0.90. After analyzing the opinions of the participants, it was found that the practical use of the Atlas proved to be an attractive resource for students, providing opportunities for them to take an active role in their studies, highlighting their leading role in the learning process in their own academic training. The good reception of this didactic material as a complementary use in the subject of neuroanatomy provokes optimism, when analyzing the positive statements in the free-text questionnaires, where the students consider the study of neuroanatomy with the use of the Atlas in a positive way. Thus, when reflecting on the positive impact caused on the affectivity linked to neuroanatomy, we can see this with optimism, since in the literature neuroanatomy is pointed out as the great "villain" and cause in the perception of neurophobia. We also shared a simple methodological sequence for the construction of low-cost teaching materials, such as an anatomical atlas book, providing teachers with yet another tool for teaching strategies. Further studies with different educational environments, with a larger number of participants, may be able to provide new information on the influence of Technology-Enhanced Learning-TEL resources on students' perceptions during everyday neuroanatomy studies
Ver menos
Aberto
Ghizoni, Enrico, 1972-
Orientador
Silva, Marcelo Cavenaghi Pereira da
Avaliador
Cartarozzi, Luciana Politti, 1987-
Avaliador
Maldonado, Diogo Correa
Avaliador
Li, Li Min, 1964-
Avaliador
Construção e aplicabilidade de um atlas neuroanatômico para estudantes da área da saúde : um guia prático para neurociências
Giuliano Roberto Gonçalves
Construção e aplicabilidade de um atlas neuroanatômico para estudantes da área da saúde : um guia prático para neurociências
Giuliano Roberto Gonçalves