Explorando um modelo computacional da aquisição lexical
Rafael Luis Beraldo
ARTIGO
Português
Este artigo foi apresentado no evento XXIV Seminários de Teses em Andamento, 2018
Resumo: O problema lógico da aquisição lexical pode ser descrito da seguinte maneira: como a criança pode aprender a associação arbitrária entre som e significado dado que os adultos à sua volta podem estar falando sobre qualquer assunto, usando as palavras que lhes convier? Em outras palavras, que...
Ver mais
Resumo: O problema lógico da aquisição lexical pode ser descrito da seguinte maneira: como a criança pode aprender a associação arbitrária entre som e significado dado que os adultos à sua volta podem estar falando sobre qualquer assunto, usando as palavras que lhes convier? Em outras palavras, que mecanismos cognitivos estão disponíveis para a criança intuir o que está sendo dito e a partir disso adquirir um léxico? Neste trabalho, apresentamos uma revisão crítica do modelo computacional da aquisição lexical proposto por Siskind (1996), acompanhado de uma breve revisão da teoria que o sustenta e das análises alternativas propostas por dois outros modelos. A modelagem computacional constitui uma importante forma de verificar a viabilidade de conceitos provenientes das descrições de crianças em idade de aquisição bem como dos estudos psicolinguísticos. Para que possam ser incorporados a um modelo da cognição, tais conceitos devem ser especificados formalmente, o que pode levar a uma maior compreensão da sua instanciação no cérebro, plausibilidade e consequências. O modelo em questão põe à prova o conceito de aprendizagem transituacional — a noção de que as crianças adquirem as palavras observando o que há em comum entre as suas diversas ocorrências, considerando os contextos linguístico e extralinguístico — em uma simulação da tarefa da aquisição lexical que leva em consideração obstáculos como a incerteza referencial, o ruído e a homonímia. Veremos ainda que apesar de lançar luz sobre muitas questões da aquisição lexical, o modelo discutido ainda deixa aberta muitas portas para investigação
Ver menos
Abstract: The logical problem of word learning can be described as follows: how can a child learn the arbitrary association between sound and meaning given that her caretakers may be reasonably talking about any subject and using any words they might want to? Or, alternatively, what cognitive...
Ver mais
Abstract: The logical problem of word learning can be described as follows: how can a child learn the arbitrary association between sound and meaning given that her caretakers may be reasonably talking about any subject and using any words they might want to? Or, alternatively, what cognitive mechanisms are available for the child to infer what is being said and from this inference acquire a lexicon? In this paper, we present a review of the computational model of lexical acquisition proposed by Siskind (1996), along with a brief review of the supporting theoretical literature as well as some criticism. Computational modeling is an important way of assessing how viable the concepts put forth by descriptions of child development and by psycholinguistic experiments really are. In order to be incorporated into a model of cognition, such concepts must be formally rendered, which might lead to a greater understanding of their instantiation in the brain, their plausibility and their unforeseen consequences. Siskind's model puts the notion of cross-situational learning to the test. The idea that children are sensitive to what is common among several occurrences of a word is simulated in a lexical acquisition task where hurdles such as referential uncertainty, noise and homonymy are all present. We end by considering what light has been shed on the issue of lexical acquisition and what questions are still left unanswered by the model at hand
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/seta/article/view/6411
Explorando um modelo computacional da aquisição lexical
Rafael Luis Beraldo
Explorando um modelo computacional da aquisição lexical
Rafael Luis Beraldo
Fontes
Revista do SETA - Fonte avulsa) Campinas, SP: UNICAMP/IEL, 2019. v. 9, p. 131-145, nov. 2019 |