É verdade, sem mentira, certo, muito verdadeiro [recurso eletrônico] : a adaptação, o plágio e a tradução na obra de Jorge Ben Jor
Alice Zaroni Nicolella
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP N544v
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (51 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Viviane do Amaral Veras
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas
Resumo: A canção brasileira tem inúmeros compositores talentosos e criativos, sendo um deles Jorge Ben Jor. A opção por analisar músicas dos primeiros vinte anos de sua carreira, compreendidas nos álbuns "Samba Esquema Novo" (1963), "Negro É Lindo" (1971), "A Tábua de Esmeralda" (1974) e "África...
Ver mais
Resumo: A canção brasileira tem inúmeros compositores talentosos e criativos, sendo um deles Jorge Ben Jor. A opção por analisar músicas dos primeiros vinte anos de sua carreira, compreendidas nos álbuns "Samba Esquema Novo" (1963), "Negro É Lindo" (1971), "A Tábua de Esmeralda" (1974) e "África Brasil" (1976), justifica-se, pois há, neles, músicas que, até as últimas décadas, geram admiração e polêmica, já que muitas delas foram adaptadas, traduzidas e plagiadas. Ainda, pretende-se estudar as variadas referências que Ben Jor realiza em suas composições, sejam elas de cunho cultural, político, religioso e/ou metafísico, enaltecendo o rico valor semântico que possuem; assim como entender a maneira pela qual os processos de versões de suas canções são realizados. Para contribuir ao estudo, este trabalho se apoia nas teorias do Princípio do Pentatlo, de Peter Low, e da Intermidialidade, de Claus Clüver
Ver menos
Abstract: Brazilian music has many talented and creative composers, such as Jorge Ben Jor. The choice to analyse songs from the first twenty years of his career, included in the albums "SambaEsquema Novo" (1963), "Negro É Lindo" (1971), "A Tábua de Esmeralda" (1974), and "África Brasil" (1976),...
Ver mais
Abstract: Brazilian music has many talented and creative composers, such as Jorge Ben Jor. The choice to analyse songs from the first twenty years of his career, included in the albums "SambaEsquema Novo" (1963), "Negro É Lindo" (1971), "A Tábua de Esmeralda" (1974), and "África Brasil" (1976), justifies there are songs in them that, until recent decades, generated admiration and controversy, as many of them were adapted, translated, and plagiarized. Furthermore, the
intention is to study the varied references that Ben Jor makes in his compositions, whether they are of a cultural, political, religious or metaphysical nature, praising the rich semantic value they possess; as well as understanding the way in which the processes of versioning his songs are carried out. As a contribution for this study, the Pentathlon Principle, from Peter Low, and the Intermediality concept, from Claus Clüver, support this work Ver menos
intention is to study the varied references that Ben Jor makes in his compositions, whether they are of a cultural, political, religious or metaphysical nature, praising the rich semantic value they possess; as well as understanding the way in which the processes of versioning his songs are carried out. As a contribution for this study, the Pentathlon Principle, from Peter Low, and the Intermediality concept, from Claus Clüver, support this work Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
É verdade, sem mentira, certo, muito verdadeiro [recurso eletrônico] : a adaptação, o plágio e a tradução na obra de Jorge Ben Jor
Alice Zaroni Nicolella
É verdade, sem mentira, certo, muito verdadeiro [recurso eletrônico] : a adaptação, o plágio e a tradução na obra de Jorge Ben Jor
Alice Zaroni Nicolella