A educação integral em estados brasileiros : uma análise de discursos e redes constituídas
Debora Cristina Jeffrey, Carolina Machado d'Avila, Suelen Batista de Souza
ARTIGO
Português
[Integral education in brazilian states]
[La educación integral en estados brasileños]
Resumo: Ao considerar a cooperação federativa como um elemento fundamental no processo de implementação da educação integral em estados brasileiros, desde a década de 2010, o artigo apresenta uma análise de discursos e redes políticas que se constituíram, com base no fortalecimento da cooperação...
Ver mais
Resumo: Ao considerar a cooperação federativa como um elemento fundamental no processo de implementação da educação integral em estados brasileiros, desde a década de 2010, o artigo apresenta uma análise de discursos e redes políticas que se constituíram, com base no fortalecimento da cooperação horizontal, após a normatização do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, em 2012, pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CB n. 1/2012). Tais discursos e redes políticas contribuíram significativamente para a efetividade e consolidação da política de educação integral junto a estados brasileiros na última década. Ressalta-se ainda, nesse contexto político, a constituição do campo da discursividade do Instituto Natura e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação
Ver menos
Abstract: By considering federative cooperation as a fundamental element in the process of implementing integral education in Brazilian states, since the 2010s, the article presents an analysis of discourses and political networks that were created, based on the strengthening of horizontal...
Ver mais
Abstract: By considering federative cooperation as a fundamental element in the process of implementing integral education in Brazilian states, since the 2010s, the article presents an analysis of discourses and political networks that were created, based on the strengthening of horizontal cooperation, after the approval of the Education Development Arrangement, in 2012, by the National Education Council (Resolution CNE/CB n. 1/2012). Such discourses and political networks have significantly contributed to the effectiveness and consolidation of the comprehensive education policy in Brazilian states in the last decade. In this political context, the constitution of the discursive field of the Natura Institute and the Institute of Co-responsibility for Education is also noteworthy
Ver menos
Resumen: Al considerar la cooperación federativa como un elemento clave en el proceso de implementación de la educación integral en los estados brasileños, desde la década de 2010, el artículo presenta un análisis de los discursos y redes políticas que se crearon, a partir del fortalecimiento de la...
Ver mais
Resumen: Al considerar la cooperación federativa como un elemento clave en el proceso de implementación de la educación integral en los estados brasileños, desde la década de 2010, el artículo presenta un análisis de los discursos y redes políticas que se crearon, a partir del fortalecimiento de la cooperación horizontal, luego de la regulación del Acuerdo de Desarrollo Educativo, en 2012, del Consejo Nacional de Educación (Resolución CNE / CB n. 1/2012). Dichos discursos y redes políticas han contribuido significativamente a la efectividad y consolidación de la política de educación integral en los estados brasileños en la última década. En este contexto político, también se destaca la constitución del campo discursivo del Instituto Natura y del Instituto de Corresponsabilidad por la Educación
Ver menos
Aberto
Texto completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121226
A educação integral em estados brasileiros : uma análise de discursos e redes constituídas
Debora Cristina Jeffrey, Carolina Machado d'Avila, Suelen Batista de Souza
A educação integral em estados brasileiros : uma análise de discursos e redes constituídas
Debora Cristina Jeffrey, Carolina Machado d'Avila, Suelen Batista de Souza
Fontes
Políticas educativas (Fonte avulsa) |