Reflexões sobre alfabetização de adultos em língua de acolhimento [recurso eletrônico] : relato de caso com migrantes haitianos
Clara Motta
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP M858r
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (44 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Cecília Cossi Bizon
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas
Resumo: Este trabalho discute minha experiência de estágio como professora de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para um grupo de migrantes haitianos não-alfabetizados residentes em Jaguariúna-SP. Este projeto foi viabilizado pelo Grupo de Acolhimento em Línguas, que atua na região...
Ver mais
Resumo: Este trabalho discute minha experiência de estágio como professora de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para um grupo de migrantes haitianos não-alfabetizados residentes em Jaguariúna-SP. Este projeto foi viabilizado pelo Grupo de Acolhimento em Línguas, que atua na região metropolitana de Campinas-SP com interpretações e cursos na área de PLAc. Objetivo, com este estudo, visibilizar uma política de acolhimento direcionada a migrantes de crise no Brasil, e refletir sobre a alfabetização de adultos migrantes em uma língua de acolhimento, uma grande lacuna nas pesquisas e formação de professores na área. Para tanto, analiso o conceito de migração de crise e de PLAc, debate essencial para trazer luz à necessidade de políticas de acolhimento mais efetivas. Em seguida, focalizo o processo da alfabetização, especialmente de adultos, traçando paralelos entre o contexto de alfabetização em língua materna e contexto de alfabetização em língua adicional. Finalmente, reflito sobre o relato de caso propriamente dito, na esperança de que ele se desdobre em novas ações cada vez mais plurais e humanas
Ver menos
Abstract: This work discusses my internship experience teaching Portuguese as a Welcoming Language (in Portuguese known as PLAc) to a group of non-literate Haitian migrants living in Jaguariúna-SP (Brazil). This project was made possible by the Grupo de Acolhimento em Línguas, which operates in the...
Ver mais
Abstract: This work discusses my internship experience teaching Portuguese as a Welcoming Language (in Portuguese known as PLAc) to a group of non-literate Haitian migrants living in Jaguariúna-SP (Brazil). This project was made possible by the Grupo de Acolhimento em Línguas, which operates in the Campinas-SP metropolitan region with interpreting and teaching in the area of PLAc. The aim of this study is to highlight a reception policy directed at crisis migrants in Brazil, and to reflect on the literacy of adult migrants in a welcoming language, a major gap in research and teacher education in this area. To this end, I analyze the concept of crisis migration and PLAc, an essential debate to shed light on the need for more effective reception policies. Next, I focus on the process of literacy, especially for adults, drawing parallels between the context of literacy in the first language and the context of literacy in an additional language. Finally, I reflect on the case study itself, in the hope that it will lead to new, increasingly plural and humane action
Ver menos
Résumé: Cet article traite de mon expérience de stage consistant à enseigner le Portugais Langue d'Accueil (en portugais appelé PLAc) à un groupe de migrants haïtiens non alphabétisés vivant à Jaguariúna-SP. Ce projet a été rendu possible par le Grupo de Acolhimento em Línguas, qui travaille dans la...
Ver mais
Résumé: Cet article traite de mon expérience de stage consistant à enseigner le Portugais Langue d'Accueil (en portugais appelé PLAc) à un groupe de migrants haïtiens non alphabétisés vivant à Jaguariúna-SP. Ce projet a été rendu possible par le Grupo de Acolhimento em Línguas, qui travaille dans la région métropolitaine de Campinas-SP avec des interprétations et des cours dans le cadre du PLAc. L'objectif de cette étude est de faire connaître une politique d'accueil destinée aux migrants en situation de crise au Brésil et de réfléchir à l'alphabétisation des migrants adultes dans une langue d'accueil, une lacune majeure dans la recherche et la formation des enseignants dans ce domaine. À cette fin, j'analyse le concept de migration de crise et de PLAc, un débat essentiel pour mettre en lumière la nécessité de politiques d'accueil plus efficaces. Ensuite, je me concentre sur le processus d'alphabétisation, en particulier l'alphabétisation des adultes, en établissant des parallèles entre le contexte de l'alphabétisation en langue première et celui de l'alphabétisation en langue additionnelle. Enfin, je réfléchis à l'étude de cas elle-même, dans l'espoir qu'elle conduise à de nouvelles actions, de plus en plus plurielles et humaines
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Reflexões sobre alfabetização de adultos em língua de acolhimento [recurso eletrônico] : relato de caso com migrantes haitianos
Clara Motta
Reflexões sobre alfabetização de adultos em língua de acolhimento [recurso eletrônico] : relato de caso com migrantes haitianos
Clara Motta