Música e violão para maiores de 50 anos na era digital : autoeficácia nas oficinas online do programa UniversIDADE da Unicamp
Gustavo Ramos Ferraz
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F413m
[Music and guitar for people over 50 years old in the digital era]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Adriana do Nascimento Araujo Mendes, Kátia Stancato
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes
Resumo: Este estudo concentra-se nas oficinas online de música e violão realizadas no programa UniversIDADE da Unicamp entre 2020 e 2021, visando compreender o desenvolvimento musical de indivíduos com mais de 50 anos e os benefícios decorrentes dessas atividades. Investigamos o impacto dessas...
Ver mais
Resumo: Este estudo concentra-se nas oficinas online de música e violão realizadas no programa UniversIDADE da Unicamp entre 2020 e 2021, visando compreender o desenvolvimento musical de indivíduos com mais de 50 anos e os benefícios decorrentes dessas atividades. Investigamos o impacto dessas oficinas na autoeficácia dos participantes, estabelecendo uma conexão entre esse conceito, derivado da Teoria Social Cognitiva de Bandura, e o contexto da Educação Musical. Ao descrever essas oficinas, analisamos os dados relacionados às crenças de autoeficácia dos alunos, reconhecendo o papel crucial do professor, auxiliado pelas tecnologias digitais, na busca por uma educação musical eficaz. Nosso objetivo é examinar como essas crenças evoluem ao longo das oficinas, proporcionando insights sobre o aprendizado, as dificuldades percebidas e a satisfação dos participantes durante o curso. Utilizamos uma abordagem qualitativa na investigação da autoeficácia em adultos maduros e idosos, combinando elementos da pesquisa etnográfica e netnográfica. Adotamos a pesquisa-ação para intervir e refletir sobre a prática educativa de música e violão para adultos maduros, buscando aprimorar constantemente nossas estratégias de ensino. Ao analisar os vídeos das oficinas, realizamos uma avaliação qualitativa e quantitativa das interações entre alunos e professor, classificando as falas de acordo com as fontes de autoeficácia identificadas. Aplicamos questionários pós-oficina para complementar a avaliação, obtendo mais percepções a respeito do aprendizado e da experiência dos participantes. Assim, esta pesquisa visa entender melhor a percepção dos participantes sobre seu próprio aprendizado, e também contribuir para o aprimoramento das práticas educativas destinadas a adultos maduros e pessoas idosas, destacando a relevância do ensino de música e violão na promoção do envelhecimento saudável e da autoeficácia. Em suma, os resultados destacaram o impacto positivo das oficinas na percepção dos participantes, com 99,22% deles expressando o desejo de continuar praticando e aprendendo violão. Assim, a pesquisa evidencia e reforça a importância de cultivar uma autoeficácia robusta como facilitador do sucesso contínuo no aprendizado musical na era digital
Ver menos
Abstract: This study focuses on the online music and guitar workshops held in the UniversIDADE program at Unicamp between 2020 and 2021, aiming to understand the musical development of individuals over 50 years old and the benefits arising from these activities. We investigate the impact of these...
Ver mais
Abstract: This study focuses on the online music and guitar workshops held in the UniversIDADE program at Unicamp between 2020 and 2021, aiming to understand the musical development of individuals over 50 years old and the benefits arising from these activities. We investigate the impact of these workshops on the participants' self-efficacy, establishing a connection between this concept, derived from Bandura's Social Cognitive Theory, and the context of Music Education. In describing these workshops, we analyze data related to students' self-efficacy beliefs, recognizing the crucial role of the teacher, aided by digital technologies, in the pursuit of effective music education. Our goal is to examine how these beliefs evolve throughout the workshops, providing insights into learning, perceived difficulties, and participant satisfaction during the course. We use a qualitative approach to investigate self-efficacy in mature and older adults, combining elements of ethnographic and netnographic research. We adopt action research to intervene and reflect on the educational practice of music and guitar for mature adults, seeking to constantly improve our teaching strategies. By analyzing the workshop videos, we conducted a qualitative and quantitative assessment of the interactions between students and teachers, classifying the statements according to the identified sources of self-efficacy. We administered post-workshop questionnaires to complement the assessment, obtaining further insights into the participants’ learning and experience. Thus, this research aims to better understand the participants’ perception of their own learning, and also to contribute to the improvement of educational practices aimed at mature adults and older adults, highlighting the relevance of music and guitar teaching in promoting healthy aging and self-efficacy. In summary, the results highlighted the positive impact of the workshops on the participants’ perception, with 99.22% of them expressing a desire to continue practicing and learning guitar. Thus, the research highlights and reinforces the importance of cultivating robust self-efficacy as a facilitator of continued success in musical learning in the digital age
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-
Orientador
Stancato, Kátia, 1956-
Coorientador
Fior, Camila Alves, 1978-
Avaliador
Música e violão para maiores de 50 anos na era digital : autoeficácia nas oficinas online do programa UniversIDADE da Unicamp
Gustavo Ramos Ferraz
Música e violão para maiores de 50 anos na era digital : autoeficácia nas oficinas online do programa UniversIDADE da Unicamp
Gustavo Ramos Ferraz