Tessituras entre maracatu e educação : percursos formativos de integrantes da Nação Encanto do Pina
Juliana Aline Gomes Viana
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V654t
[Weaving between maracatu and education]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
Resumo: O estudo aborda as relações entre maracatu e educação na Nação Encanto do Pina, localizada na comunidade do Bode, bairro do Pina, na cidade pernambucana de Recife, pela via da memória de três integrantes que assumem funções de liderança: a Mestra da Nação, Joana D’arc da Silva Cavalcante; o...
Ver mais
Resumo: O estudo aborda as relações entre maracatu e educação na Nação Encanto do Pina, localizada na comunidade do Bode, bairro do Pina, na cidade pernambucana de Recife, pela via da memória de três integrantes que assumem funções de liderança: a Mestra da Nação, Joana D’arc da Silva Cavalcante; o batuqueiro e Ogan, Deivson Lima de Santana; e a Dama do Paço e coordenadora pedagógica, Mariana Bianchi. As narrativas dos três membros recebem a escuta e o atravessamento da quarta integrante, que é pesquisadora e, também, narradora. Esta dissertação traça possíveis caminhos para o entendimento de como as pessoas participantes do maracatu, frequentadoras desse espaço, recebem e percebem as simbologias e as concepções sobre saberes do povo negro, sobretudo os que têm relação com o maracatu, e como tais concepções refletem em seus percursos formativos. A investigação, de abordagem qualitativa, tem como referenciais teórico-metodológicos a pesquisaformação narrativa (auto)biográfica e os estudos decoloniais. A pesquisa de campo na sede da Nação do Maracatu, bem como a apreciação documental de registros iconográficos possibilitaram a realização de entrevistasconversas com as três pessoas participantes. As narrativas derivadas dessas investigações foram apreendidas e tecidas em diálogo com os autores de referência e a partir das experiências da pesquisadora que integra o campo. Concluímos que as pessoas participantes da pesquisa, imersas no território educativo-formativo da Nação Encanto do Pina, ao apropriarem-se de suas trajetórias de vida, constroem sentimentos de pertencimento étnico-racial e social e ressignificam a visão historicamente transmitida da inferioridade de pessoas africanas e afrodescendentes, convertendo-a em apreço a esses povos. Assim, afirmam-se como sujeitos dotados de saberes e dignos de direitos, ensejando a abertura de espaços e alargamento das brechas de inserção nesta sociedade que, notadamente, reserva espaços marginais às práticas afrodiaspóricas
Ver menos
Abstract: This study addresses the connections between maracatu and education in the Nação Encanto do Pina, located in the Bode community, Pina neighborhood, in the city of Recife, state of Pernambuco. The study looked into the memories of three participants with leadership roles within the Nação de...
Ver mais
Abstract: This study addresses the connections between maracatu and education in the Nação Encanto do Pina, located in the Bode community, Pina neighborhood, in the city of Recife, state of Pernambuco. The study looked into the memories of three participants with leadership roles within the Nação de Maracatu: the Head of the Nation, Joana D'arc da Silva Cavalcante; the African drum player and Ogan, Deivson Lima de Santana; and the Dama do Paço and pedagogical coordinator, Mariana Bianchi. The narratives of these three members are analyzed and intersected by a fourth participant of the Nação, who is, at the same time, the researcher and the narrator. This thesis outlines possible paths for understanding how these individuals, who are part of the Nação de Maracatu, receive and perceive symbols and notions within Afro-Brazilian knowledge, especially when it is related to maracatu, and how such conceptions reflect on their own formative paths. With a qualitative approach, the research has as its theoretical and methodological references the autobiographical narrative researchformation and decolonial studies. Field research at the headquarters of the Nação de Maracatu Encanto do Pina as well as the documental appreciation of iconographic records enabled interviews in the form of conversations with the three participants. The narratives derived from these investigations were compiled and woven into a dialogue with reference authors and with the experiences of the researcher. We can conclude that the participants of the study, as they appropriate their lifelong trajectories, immersed as they are in the educational-formative territory of the Nação Encanto do Pina, build feelings of ethnic-racial and social belonging, while they also reframe the historically transmitted view of African and Afro-descendant inferiority and transform it into appreciation of their ancestrality. Furthermore, they assert themselves as individuals endowed with knowledge and worthy of rights, promoting the opening of spaces and widening of opportunities for inclusion in a society that, notably, reserves marginal spaces for Afrodiasporic practices
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
Tessituras entre maracatu e educação : percursos formativos de integrantes da Nação Encanto do Pina
Juliana Aline Gomes Viana
Tessituras entre maracatu e educação : percursos formativos de integrantes da Nação Encanto do Pina
Juliana Aline Gomes Viana