A influência dos comandos verbal, visual e cinestésico na consciência corporal e na flexibilidade do quadril e da coluna nas aulas de Mat Pilates em mulheres
Viviane Olivo Ramos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R147i
[The influence of verbal, visual and kinesthetic commands on body awareness and hip and spine flexibility in Mat Pilates classes in women]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (105 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Antônio Carlos de Moraes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação Física
Resumo: O Método Pilates é um programa de condicionamento físico que trabalha força, alongamento, flexibilidade e equilíbrio (SACCO et al., 2005), a partir do conceito base denominado Contrologia. A Contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Nesse sentido, o...
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Resumo: O Método Pilates é um programa de condicionamento físico que trabalha força, alongamento, flexibilidade e equilíbrio (SACCO et al., 2005), a partir do conceito base denominado Contrologia. A Contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Nesse sentido, o método Pilates contribui para o desenvolvimento da flexibilidade. A execução dos exercícios preconizados pelo método passa pelo processo de comunicação, ensino e aprendizagem estabelecidos entre professor e aluno. O professor, através da sua comunicação, verbal e não-verbal, necessita encontrar caminhos, métodos e recursos para que os alunos compreendam o comando e consigam atingir a resposta esperada do movimento proposto. Contudo, cada indivíduo assimila a tarefa estipulada de maneira diferente e sua compreensão variará de acordo com o Estilo de Aprendizagem de cada aluno. Existem várias classificações e métodos para caracterização dos Estilos de Aprendizagem. Dentre eles, destaca-se o método VAC (VISUAL; AUDITORY; KINAESTHETIC), segundo o qual o processo de compreensão e assimilação da proposta pedagógica se dá através dos sentidos: visual, auditivo e cinestésico. Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto dos Estilos de Aprendizagem no ganho da flexibilidade em mulheres. Para isso, selecionamos 54 participantes com idade de 18 a 37 anos ativas e que nunca tiveram vivência no Método Pilates e, posteriormente, as mesmas foram divididas em quatro grupos: 1) Verbal; 2) Visual; 3) Cinestésico e 4) T.C. (todos os comandos). Todos os grupos participaram de aulas de Mat Pilates (Pilates Solo) com duração de 8 semanas. Os instrumentos utilizados na avaliação foram: Anamnese; questionário de estilo de aprendizagem; avaliação postural, avaliação da articulação do quadril e coluna através do goniômetro e teste de alcance dedo e chão. Obtivemos resultados positivos (p <0.001), na flexibilidade de todas as medidas analisadas. O grupo visual foi aquele com as alterações de menor magnitude (em metade das variáveis apresente um tamanho do efeito inferior a 0,8). Em contrapartida, os grupos T.C. (todos os comandos) e cinestésico são aqueles com as maiores magnitudes de progressão. Concluímos que o conhecimento dos Estilos de Aprendizagem é uma ferramenta importante para auxiliar professores e futuros professores de Pilates na interação com seus alunos e no processo ensino-aprendizagem
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Abstract: The Pilates Method is a physical conditioning program that works on strength, stretching, flexibility and balance (SACCO et al., 2005), based on the basic concept called Contrology. Contrology is the conscious control of all muscular movements in the body. In this sense, the Pilates method...
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Abstract: The Pilates Method is a physical conditioning program that works on strength, stretching, flexibility and balance (SACCO et al., 2005), based on the basic concept called Contrology. Contrology is the conscious control of all muscular movements in the body. In this sense, the Pilates method contributes to the development of flexibility. The execution of the exercises recommended by the method goes through the communication, teaching and learning process established between teacher and student. The teacher, through his communication, verbal and non-verbal, needs to find ways, methods and resources so that students understand the command and achieve the expected response of the proposed movement. However, each individual assimilates the assigned task differently and their understanding will vary according to each student's Learning Style. There are several classifications and methods for characterizing Learning Styles. Among them, the VAC method (VISUAL; AUDITORY; KINAESTHETIC) stands out, according to which the process of understanding and assimilating the pedagogical proposal takes place through the senses: visual, auditory and kinesthetic. Therefore, the objective of this study is to evaluate the impact of Learning Styles on gaining flexibility in women. To do this, we selected 54 active participants aged 18 to 37 who had never had experience with the Pilates Method and, subsequently, they were divided into four groups: 1) Verbal; 2) Visual; 3) Kinesthetic and 4) T.C. (all commands). All groups participated in Mat Pilates (Solo Pilates) classes lasting 8 weeks. The instruments used in the assessment were: Anamnesis; learning style questionnaire; postural assessment, assessment of the hip and spine joint using the goniometer and finger-to-floor reach test. We obtained positive results (p <0.001) regarding the flexibility of all the measures analyzed. The visual group was the one with the smallest magnitude changes (in half of the variables, the effect size was lower than 0.8). In contrast, the T.C. groups (all commands) and kinesthetic are those with the greatest magnitudes of progression. We conclude that knowledge of Learning Styles is an important tool to help Pilates teachers and future teachers in interacting with their students and in the teaching-learning process
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A influência dos comandos verbal, visual e cinestésico na consciência corporal e na flexibilidade do quadril e da coluna nas aulas de Mat Pilates em mulheres
Viviane Olivo Ramos
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Viviane Olivo Ramos