Residências artísticas e currículo-experimentação : como podem nos ajudar a adiar o fim do mundo?
Fabíola Fonseca, Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
ARTIGO
Português
[Artistic residencies and curriculum experimentation]
[Residencias artísticas y currículo-experimentación]
Agradecimentos: Este trabalho foi financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP-CE) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) Fase 2, com financiamento do CNPq Processo 465501/2014-1, FAPESP Processo...
Ver mais
Agradecimentos: Este trabalho foi financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP-CE) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) Fase 2, com financiamento do CNPq Processo 465501/2014-1, FAPESP Processo 2014/50848-9 e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Processo 16/2014
Ver menos
Resumo: Diante de um cenário urgente posto pelas mudanças climáticas, questionamos e pensamos, junto de Ailton Krenak e pesquisadores da filosofia da diferença, em como um currículo outro pode nos ajudar a adiar o fim do mundo. Trazemos para essa conversa as experimentações que temos feito com as...
Ver mais
Resumo: Diante de um cenário urgente posto pelas mudanças climáticas, questionamos e pensamos, junto de Ailton Krenak e pesquisadores da filosofia da diferença, em como um currículo outro pode nos ajudar a adiar o fim do mundo. Trazemos para essa conversa as experimentações que temos feito com as residências artísticas nos laboratórios de pesquisa como possibilidade de traçar linhas de fuga, que inspiram compor currículos. Assim, experimentar é o que nos abre para as potências das coisas e o que tem nos ajudado a encontrar aberturas para outras biologias possíveis e outras formas de nos relacionarmos com espécies humanas e não humanas, seres vivos e não vivos
Ver menos
Abstract: Faced with an urgent landscape imposed by climate change, we question and think, with Ailton Krenak and researchers from philosophy of difference, on how another curriculum can help us to postpone the end of the world. We bring to this conversation the experimentations that we have done...
Ver mais
Abstract: Faced with an urgent landscape imposed by climate change, we question and think, with Ailton Krenak and researchers from philosophy of difference, on how another curriculum can help us to postpone the end of the world. We bring to this conversation the experimentations that we have done with artistic residences into a biology laboratories as a possibility to trace line off light able to compose the curricula. Thus, to experiment is what can open us to potency of things and it has helped us to find openings to other possible biologies and other ways to relate between human and non-human species, living beings and non-living beings
Ver menos
Resumen: Ante un escenario urgente que plantea el cambio climático, cuestionamos y pensamos, junto a Ailton Krenak e investigadores de la filosofía de la diferencia, en como un currículum otro puede ayudarnos a posponer el fin del mundo. Traemos a esta conversación los experimentos que venimos...
Ver mais
Resumen: Ante un escenario urgente que plantea el cambio climático, cuestionamos y pensamos, junto a Ailton Krenak e investigadores de la filosofía de la diferencia, en como un currículum otro puede ayudarnos a posponer el fin del mundo. Traemos a esta conversación los experimentos que venimos realizando con residencias artísticas en laboratorios de investigación como posibilidad de trazar líneas de fuga, que inspiran a componer currículos. Entonces, experimentar es lo que nos abre a la potencia de las cosas y lo que nos ha ayudado a encontrar aperturas a otras posibles biologías y otras formas de relacionarnos con especies humanas y no humanas, seres vivos y no vivos
Ver menos
FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - FUNCAP
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
465501/2014-1
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESP
2014/50848-9
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES
16/2014
Aberto
Residências artísticas e currículo-experimentação : como podem nos ajudar a adiar o fim do mundo?
Fabíola Fonseca, Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
Residências artísticas e currículo-experimentação : como podem nos ajudar a adiar o fim do mundo?
Fabíola Fonseca, Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
Fontes
Série-estudos (Fonte avulsa) |