China's Belt & Road initiative : the case of Pakistan (2015-2020)
Kaleem Saleem
DISSERTAÇÃO
Inglês
T/UNICAMP Sa32c
[A iniciativa chinesa "Belt & Road"]
Campinas, SP : [s.n.], 2024.
1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Bruno Martarello De Conti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Economia
Resumo: A Belt & Road Initiative (BRI), abrangendo dois terços da humanidade e 40% do Produto Interno Bruto mundial, é considerada o maior programa de infraestrutura já lançado em termos de alcance global. No Paquistão, esses investimentos fazem parte do guarda-chuva do China-Pakistan Economic...
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Resumo: A Belt & Road Initiative (BRI), abrangendo dois terços da humanidade e 40% do Produto Interno Bruto mundial, é considerada o maior programa de infraestrutura já lançado em termos de alcance global. No Paquistão, esses investimentos fazem parte do guarda-chuva do China-Pakistan Economic Corridor (CPEC), com estimativa de investimentos de 62 bilhões de dólares, tornando-o o maior destinatário potencial de investimentos relacionados à BRI. O Paquistão compartilha fronteiras com o "oeste selvagem" da China e deve servir como uma porta de entrada para conectar essa parte da China ao Oriente Médio e além, até a África, proporcionando acesso ao Oceano Índico, o que pode ajudar a superar o Estreito de Malaca, juntamente com outras rotas da BRI, como a proposta via Myanmar. O objetivo desta pesquisa é explorar os incentivos e desafios para a domesticação da BRI no Paquistão entre 2015 e 2020. Dados secundários de diversas fontes, como relatórios e dados publicados pelo Secretariado do CPEC no Paquistão, banco de dados Chinês Global Investment Tracker e banco de dados AidData, foram analisados. Esta pesquisa analisou amplamente cinco áreas principais em que os investimentos da BRI no Paquistão são direcionados: construção de usinas de energia, rede de transporte rodoviário e ferroviário, Porto de Gwadar, Zonas Econômicas Especiais/Cooperação Industrial e desenvolvimento socioeconômico. Finalmente, uma discussão detalhada elaborou sobre três grandes usinas de energia a carvão construídas no âmbito do CPEC. Concluiu-se que o CPEC ajudou o Paquistão a aumentar substancialmente sua capacidade de geração de eletricidade em um curto período de tempo. A análise também destaca que o Foreign Direct Investments (FDI) por si só não é suficiente para resolver os problemas econômico domésticos existentes. O Paquistão precisa preparar suas instituições locais para aproveitar ao máximo o CPEC
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Abstract: Belt & Road Initiative (BRI), encompassing two third of humanity and 40% of world Gross Domestic Product, is regarded as the largest infrastructure program ever launched in terms of global outreach. In Pakistan these investments fall in the umbrella of China-Pakistan Economic Corridor...
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Abstract: Belt & Road Initiative (BRI), encompassing two third of humanity and 40% of world Gross Domestic Product, is regarded as the largest infrastructure program ever launched in terms of global outreach. In Pakistan these investments fall in the umbrella of China-Pakistan Economic Corridor (CPEC) and investments of USD 62 billion were estimated, making it the largest potential recipient of BRI related investments. Pakistan shares borders with China’s "wild-west" and is supposed to serve as a gateway to connect this part of China with Middle East & beyond to Africa by providing it access to Indian Ocean which may further help to overcome Melacca Delima along with other BRI routes such as the one proposed via Myanmar. The objective of this research is to explore the incentves and challaneges for domestication of BRI in Pakistan between 2015 to 2020. Secondary data from various sources such as reports and data published by CEPEC Secretariat in Pakistan, Chinese Global Investment Tracker database and AidData database were analyzed. This research broadly analysed following 5 major areas where BRI investments for Pakistan are channeled, construction of energy power plants, road and rail transportation network, Gwader Port, Special Economic Zones/Industrial Cooperation and socio-economic development. Finally, a detailed discussion elaborated three large coal-fired power plants constructed under CPEC. It was concluded that CPEC helped Pakistan to substantially enhance its electricity generation capacity in a short period of time. Analysis also bring into light that foreign direct investment alone is not sufficient to resolve the existing domestic economic issues. Pakistan need to prepare its local institituions to reap most from CPEC
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