Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores
Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
ARTIGO
Português
[Think-with the movie Los silencios, temporal displacements towards a daily life of minor lives]
[Pensar-con la película Los silencios, desplazamientos temporales hacia un cotidiano de vidas menores]
Agradecimentos: Financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Processo 306745/2017-8
Resumo: Neste artigo, estudamos o cinema pela perspectiva de ele ser um intercessor de pensamentos sobre o cotidiano como categoria das pesquisas curriculares, tendo como linha de aglutinação as dimensões do deslocamento de temporalidades, característica conceitual comum ao cinema e ao cotidiano....
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Resumo: Neste artigo, estudamos o cinema pela perspectiva de ele ser um intercessor de pensamentos sobre o cotidiano como categoria das pesquisas curriculares, tendo como linha de aglutinação as dimensões do deslocamento de temporalidades, característica conceitual comum ao cinema e ao cotidiano. Pensar-com e entre o filme Los Silencios e autores que, intercessores das imagens e sons, permitiram traçar uma cartografia do filme convocando a luta pelos direitos das minorias. No filme, as marcas foram mostrando imagens aberrantes que germinaram pelo escuro da tela, iluminada com luzes reluzentes e fluorescentes que marcam os personagens que lutam pelo direito à vida. Imagens-vaga-lumes mostraram que o cinema pode ser um lugar de resistência, com sua luz intermitente, seus pequenos brilhos, a possibilidade que o cinema tem de dar a ver o invisível e desabituar o espectador em seus modos de olhar e sentir o mundo
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Abstract: In this paper, we study cinema from the perspective of its intercession for thoughts about everyday life as a category of curricular research, using as a common thread the dimensions of temporal displacement, a conceptual characteristic common to both cinema and everyday life....
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Abstract: In this paper, we study cinema from the perspective of its intercession for thoughts about everyday life as a category of curricular research, using as a common thread the dimensions of temporal displacement, a conceptual characteristic common to both cinema and everyday life. Thinking-with and between the film Los Silencios and authors who, as intercessors of images and sounds, allowed us to draw a cartography of the film, calling for the fight for the rights of minorities. In the film, the marks were showing aberrant images that germinated through the darkness of the screen, illuminated with bright, fluorescent lights that mark the characters who fight for the right to life. Firefly-images showed that cinema can be a place of resistance, with its intermittent light, its small sparkles, the possibility that cinema has of showing the invisible and weaning the spectator from their ways of looking at and feeling the world
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Resumen: En este artículo, estudiamos el cine desde la perspectiva de que es un intercesor de pensamientos sobre lo cotidiano como categoría de las investigaciones curriculares, tomando como hilo conductor las dimensiones del desplazamiento de temporalidades, una característica conceptual común...
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Resumen: En este artículo, estudiamos el cine desde la perspectiva de que es un intercesor de pensamientos sobre lo cotidiano como categoría de las investigaciones curriculares, tomando como hilo conductor las dimensiones del desplazamiento de temporalidades, una característica conceptual común tanto al cine como a lo cotidiano. Pensar-con y entre la película Los Silencios y autores que, como intercesores de las imágenes y sonidos, permitieron trazar una cartografía de la película convocando la lucha por los derechos de las minorías. En la película, las marcas fueron mostrando imágenes aberrantes que germinaron en la oscuridad de la pantalla, iluminada con luces brillantes y fluorescentes que resaltan a los personajes que luchan por el derecho a la vida. Imágenes-luciérnagas mostraron que el cine puede ser un lugar de resistencia, con su luz intermitente, sus pequeños destellos, la posibilidad que tiene el cine de hacer visible lo invisible y deshabituar al espectador en sus modos de mirar y sentir el mundo
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CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQ
306745/2017-8
Aberto
Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores
Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores
Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Fontes
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Praxis educativa (Fonte avulsa) |