Tecnologias morais e os currículos de gênero em escolas de Campinas
Alan Isaac Mendes Caballero, Antonio Carlos Dias Júnior
ARTIGO
Português
[Moral technologies and the gender curricula in Campinas schools]
[Tecnologías morales y currículos de género en escuelas de Campinas]
Resumo: Reformas neoliberais em educação encontram na BNCC uma nova tecnologia moral para estabelecer uma governamentalidade orientada ao capital humano de cunho gerencialista. Partindo da abordagem do ciclo de políticas, valemo-nos dos métodos de análise documental de Projetos Pedagógicos e de...
Ver mais
Resumo: Reformas neoliberais em educação encontram na BNCC uma nova tecnologia moral para estabelecer uma governamentalidade orientada ao capital humano de cunho gerencialista. Partindo da abordagem do ciclo de políticas, valemo-nos dos métodos de análise documental de Projetos Pedagógicos e de entrevistas semiestruturadas com oito gestoras/es de quatro escolas municipais de Campinas para investigar como as tecnologias morais têm impactado na produção de currículos de gênero. Nossos resultados mostram que as tecnologias morais coagem escolas a aderirem ao dispositivo pedagógico, porém, a resistência local das escolas encontra formas de representar gênero em sua atuação e em correspondência aos seus ideais democráticos, apresentando contrariedades às heteronormatividades
Ver menos
Abstract: Neoliberal reforms in education founded in BNCC a new moral technology to establish a neoliberal governmentality oriented to human capital and within a managerialist imprint. From the policy cycle approach, we use documental analysis of Pedagogical Projects and semi-structured interviews...
Ver mais
Abstract: Neoliberal reforms in education founded in BNCC a new moral technology to establish a neoliberal governmentality oriented to human capital and within a managerialist imprint. From the policy cycle approach, we use documental analysis of Pedagogical Projects and semi-structured interviews methods with eight managers from four county schools of Campinas to investigate how moral technologies had impacted in the gender curricula production. Our results shows that moral technologies coerce schools to adhere to the pedagogical dispositive, however, the local resistence of the schools find forms of represent gender in their enactment and in correspondence to their democratic ideals, presenting setbacks to heteronormativities
Ver menos
Resumen: Reformas neoliberales en educación encuentran en la BNCC una nueva tecnología moral para establecer una gubernamentalidad neoliberal orientada hacia el capital humano y de sello gerencialista. Partiendo del abordaje del ciclo de políticas, nos valemos de los métodos de análisis documental...
Ver mais
Resumen: Reformas neoliberales en educación encuentran en la BNCC una nueva tecnología moral para establecer una gubernamentalidad neoliberal orientada hacia el capital humano y de sello gerencialista. Partiendo del abordaje del ciclo de políticas, nos valemos de los métodos de análisis documental de Proyectos Pedagógicos y de entrevistas semiestructuradas con ocho gestoras/es de cuatro escuelas municipales de Campinas para investigar como las tecnologías morales han impactado en la producción de currículos de género. Nuestros resultados muestran que las tecnologías morales presionan escuelas a adheriren al dispositivo pedagógico, sin embargo, la resistencia local de las escuelas encuentra formas de representar el género en su actuación y en correspondencia a los ideales democráticos suyos, presentándose contrariedades a heteronormatividades
Ver menos
Aberto
DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94396
Texto completo: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/94396
Tecnologias morais e os currículos de gênero em escolas de Campinas
Alan Isaac Mendes Caballero, Antonio Carlos Dias Júnior
Tecnologias morais e os currículos de gênero em escolas de Campinas
Alan Isaac Mendes Caballero, Antonio Carlos Dias Júnior
Fontes
Jornal de políticas educacionais (Fonte avulsa) |