Conhecimento como criação : subversão de tecnologia educacional na periferia do capitalismo
André Oliveira
ARTIGO
Português
[Knowledge as creation]
[El conocimiento como creación]
Resumo: O presente ensaio propõe a hipótese de que, no contexto educacional, fundamentos anti-cartesianos sobre conhecimento oferecem possibilidades de subversão de tecnologias para arrefecimento das estruturas de opressão, controle e dominação. A partir de metodologia de revisão bibliográfica o...
Ver mais
Resumo: O presente ensaio propõe a hipótese de que, no contexto educacional, fundamentos anti-cartesianos sobre conhecimento oferecem possibilidades de subversão de tecnologias para arrefecimento das estruturas de opressão, controle e dominação. A partir de metodologia de revisão bibliográfica o ensaio relaciona assuntos como ciência cognitiva e estudos decoloniais para pensar dois casos de tecnologias educacionais e suas implicações políticas. Para alcançar esses objetivos o texto articula-se em três partes. A primeira delas descreve a noção de conhecimento, fundamento para quaisquer discussão sobre aprendizagem ou ensino, no contexto da área de ciência cognitiva. A etapa seguinte discute a relação entre ferramentas educacionais de tempos diferentes e seus fundamentos conceituais cartesianos enquanto definidores de suas políticas e histórias de uso. Uma terceira parte encaminha relações e conclusões sobre possibilidades de subversão da ordem colonizadora. Nessa etapa apresenta-se um caminho de emancipação por meio da desobediência e da criação de formas de utilizar ferramentas educacionais para narrar as próprias histórias na periferia do capitalismo
Ver menos
Abstract: This essay proposes the hypothesis that, in an educational context, anti-Cartesian foundations on knowledge offer possibilities for subverting technologies to cool the structures of oppression, control and domination. Using a literature review methodology, the essay relates subjects such...
Ver mais
Abstract: This essay proposes the hypothesis that, in an educational context, anti-Cartesian foundations on knowledge offer possibilities for subverting technologies to cool the structures of oppression, control and domination. Using a literature review methodology, the essay relates subjects such as cognitive science and decolonial studies to consider two cases of educational technologies and their political implications. To achieve these objectives, the text is divided into three parts. The first of them describes the notion of knowledge, the basis for any discussion about learning or teaching, in the context of the area of ??cognitive science. The next stage discusses the relationship between educational tools from different times and their Cartesian conceptual foundations as definers of their policies and histories of use. A third part presents relationships and conclusions about possibilities for subversion of the colonizing order. At this stage, the text seeks to present a path of emancipation through disobedience and the creation of ways of using educational tools for telling one's own stories on the periphery of capitalism
Ver menos
Resumen: Este ensayo propone la hipótesis de que, en el contexto educativo, los fundamentos anticartesianos del conocimiento ofrecen posibilidades para subvertir tecnologías para enfriar las estructuras de opresión, control y dominación. Utilizando una metodología de revisión de literatura, el...
Ver mais
Resumen: Este ensayo propone la hipótesis de que, en el contexto educativo, los fundamentos anticartesianos del conocimiento ofrecen posibilidades para subvertir tecnologías para enfriar las estructuras de opresión, control y dominación. Utilizando una metodología de revisión de literatura, el ensayo relaciona temas como las ciencias cognitivas y los estudios decoloniales para considerar dos casos de tecnologías educativas y sus implicaciones políticas. Para lograr estos objetivos, el texto se divide en tres partes. El primero de ellos describe la noción de conocimiento, base de cualquier discusión sobre el aprendizaje o la enseñanza, en el contexto del área de las ciencias cognitivas. La siguiente etapa analiza la relación entre herramientas educativas de diferentes épocas y sus fundamentos conceptuales cartesianos como definidores de sus políticas e historias de uso. Una tercera parte presenta relaciones y conclusiones sobre posibilidades de subversión del orden colonizador. En esta etapa se presenta un camino hacia la emancipación a través de la desobediencia y la creación de formas de utilizar herramientas educativas para narrar las propias historias en la periferia del capitalismo
Ver menos
Aberto
Conhecimento como criação : subversão de tecnologia educacional na periferia do capitalismo
André Oliveira
Conhecimento como criação : subversão de tecnologia educacional na periferia do capitalismo
André Oliveira
Fontes
|
Revista diálogo educacional (Fonte avulsa) |