No fio da navalha : relações entre arte, apropriação, subversão e mentira
Kauê Lopes Garcia
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G165n
[On the knife's edge]
Campinas, SP : [s.n.], 2023.
1 recurso online (176 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sylvia Helena Furegatti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A presente dissertação aborda trabalhos que realizei entre os anos de 2012 e 2023. De maneira não-cronológica, a investigação compreende a minha produção pelo viés do procedimento artístico, sobretudo a apropriação, como fio condutor. Esta prática é identificada com os movimentos populares...
Ver mais
Resumo: A presente dissertação aborda trabalhos que realizei entre os anos de 2012 e 2023. De maneira não-cronológica, a investigação compreende a minha produção pelo viés do procedimento artístico, sobretudo a apropriação, como fio condutor. Esta prática é identificada com os movimentos populares do punk e do hip hop, em suas táticas e técnicas de criação independente, existentes na produção anterior a minha introdução à arte contemporânea, que passa a informar o procedimento da apropriação através de outras referências, que são somadas às anteriores, em uma poética de fusão de diversos domínios do conhecimento e de mistura entre as chamadas alta e baixa cultura. O enquadramento teórico deste estudo é composto sobretudo pelos conceitos da estética relacional e pela pós-produção tratados por Nicolas Bourriaud. Nos capítulos "O artista como provocador", "O artista como DJ", "O artista como mentiroso" são abordadas as diversas estratégias que utilizo nos projetos, como a camuflagem através do uso da linguagem visual de peças gráficas publicitárias, o deslocamento ou sampleamento de vídeos, sons e outros materiais virtuais, a criação através de redes neurais e Inteligência Artificial, a intervenção sobre objetos comprados em sebos, lojas de antiguidades e outros estabelecimentos, entre outros. Os diferentes métodos são empregados nas propostas artísticas de modo a suscitar diferentes interações, reações e diálogos com o público, como a dúvida, a ironia, o humor, a provocação de regras, normas e leis, buscando levantar uma reflexão crítica e política nos espectadores
Ver menos
Abstract: This dissertation addresses the artwork I carried out between 2012 and 2023. In a non-chronological way, the investigation comprises my production from the perspective of artistic procedure, especially appropriation, as a guiding thread. This practice is identified with the popular punk...
Ver mais
Abstract: This dissertation addresses the artwork I carried out between 2012 and 2023. In a non-chronological way, the investigation comprises my production from the perspective of artistic procedure, especially appropriation, as a guiding thread. This practice is identified with the popular punk and hip hop movements, in their tactics and techniques of independent creation, present in the production prior to my introduction to contemporary art, which starts to inform the appropriation procedure through other references, which are added to the previous ones, in a poetics of fusion of different domains of knowledge and mixture between so-called highbrow and lowbrow. The theoretical framework of this study is mainly composed of Nicolas Bourriaud's Relational Aesthetics and Post-Production. In the chapters "The artist as a provocateur", "The artist as a DJ", "The artist as a liar" the different strategies I use in projects are discussed, such as camouflaging through the use of visual language of advertising graphic pieces, détournement or sampling videos, sounds and other virtual materials, creation through neural networks and Artificial Intelligence, intervention on objects purchased in second-hand stores, bookstores, antiques and other shops, among other strategies. Different methods are used in artistic proposals in order to provoke different interactions, reactions and dialogues with the public, such as doubt, irony, humor, provocation of rules, norms and laws, seeking to raise critical and political reflection in spectators
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
No fio da navalha : relações entre arte, apropriação, subversão e mentira
Kauê Lopes Garcia
No fio da navalha : relações entre arte, apropriação, subversão e mentira
Kauê Lopes Garcia